ENTREVISTA COM OS PROFESSORES ANTONIO CARLOS TAMAROZZI E ENTREVISTADO
Resumo
RESUMO: Com o propósito de registrar a trajetória do Grupo PET Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e compreender os desafios de sua criação e perspectivas futuras, esse trabalho apresenta uma entrevista com o professor Antonio Carlos Tamarozzi, criador e primeiro tutor do PET Matemática, que é complementada com as perspectivas do atual tutor, entrevistado. De um ponto de vista histórico e futuro, além de resgatar a memória do grupo PET Matemática, a entrevista busca demonstrar a importância do grupo enquanto uma política pública de educação que proporciona uma formação ampla aos seus integrantes e para os demais acadêmicos do curso. De modo geral, a entrevista se inicia com uma retrospectiva da história do grupo e sua importância para o curso de Matemática Licenciatura do CPTL, passa pelas dificuldades enfrentadas e conquistas obtidas e se encerra revelando as perspectivas para o futuro do grupo, seus integrantes e a sociedade em que está inserido.
PALAVRAS-CHAVE: Matemática; Programa de Educação Tutorial; PET Matemática; Entrevista; Ensino Superior.
ABSTRACT: In order to record the trajectory of the PET Mathematics Group at the Três Lagoas Campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul and understand the challenges of its creation and future prospects, this paper presents an interview with Professor Antonio Carlos Tamarozzi, creator and first tutor of PET Mathematics, which is complemented by the perspectives of the current tutor, interviewed. From a historical and future point of view, as well as rescuing the memory of the PET Mathematics group, the interview seeks to demonstrate the importance of the group as a public education policy that provides a broad education for its members and for other students on the course. In general, the interview begins with a retrospective of the group's history and its importance to the CPTL's Mathematics degree course, goes through the difficulties faced and the achievements made, and ends by revealing the prospects for the future of the group, its members and the society in which it is inserted.
KEYWORDS: Mathematics; Tutorial Education Program; PET Mathematics; Interview; University Education.