PET ESPAÑOL: PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE CURSO DE ENSINO EM LÍNGUA ESPANHOLA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA
Resumo
A educação tutorial se posiciona como uma resposta eficaz às necessidades de ensino e aprendizagem da sociedade. Nesse sentido, o Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias proporcionou um ambiente favorável para a aprendizagem de idiomas, como o espanhol, fundamental para reforçar o compromisso com a formação integral e cidadã dos estudantes. O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre um curso de espanhol básico, aberto à comunidade e oferecido pelo grupo no Instituto Federal do Estado da Bahia (IFBA), Campus Vitória da Conquista. Além disso, discute como essa mobilização estudantil atende às demandas sociais e econômicas atuais, especialmente ao facilitar a inserção e consolidação de profissionais de engenharia no mercado de trabalho global. Observou-se que a oferta do curso de espanhol básico impulsionou os estudantes para desafios profissionais futuros com uma abrangente visão, ademais de estimular a interação da proposta pedagógica do Programa e da Instituição como agentes de transformação social, a partir da disseminação da cultura hispânica.