PET ESPAÑOL: PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE CURSO DE ENSINO EM LÍNGUA ESPANHOLA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA

  • Giselle Francine Brito Muniz IFBA
  • Danyella Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Anna Maria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Joseane Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Estefani Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Jonas Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo

A educação tutorial se posiciona como uma resposta eficaz às necessidades de ensino e aprendizagem da sociedade. Nesse sentido, o Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias proporcionou um ambiente favorável para a aprendizagem de idiomas, como o espanhol, fundamental para reforçar o compromisso com a formação integral e cidadã dos estudantes. O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre um curso de espanhol básico, aberto à comunidade e oferecido pelo grupo no  Instituto Federal do Estado da Bahia (IFBA), Campus Vitória da Conquista. Além disso, discute como essa mobilização estudantil atende às demandas sociais e econômicas atuais, especialmente ao facilitar a inserção e consolidação de profissionais de engenharia no mercado de trabalho global. Observou-se que a oferta do curso de espanhol básico impulsionou os estudantes para desafios profissionais futuros com uma abrangente visão, ademais de estimular a interação da proposta pedagógica do Programa e da Instituição como agentes de transformação social, a partir da disseminação da cultura hispânica.

Biografia do Autor

Danyella Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Graduanda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) ;Presidente do Grupo de Afinidade WIE-IFBA.VDC;Pesquisadora do GPA- Grupo de Produção Acadêmica/IFBA;Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Manejo do Solo e Produção Vegetal - NUPEMAS, do(a) Instituto Federal da Bahia, na área de geoprocessamento. Possuo Membresia no IEEE e Grupo de Afinidade Wie; Colunista do INQ- Portal de Inovação e Pesquisa;Academicista Titular na Academia Internacional Linguística - Júlia Lopes de Almeida, atuando com o ensino de inglês juntamente a literatura de forma voluntaria;Foi monitora voluntaria de Inglês no Centro de Cultura Anglo Americana- CCAA, e monitora voluntaria de Álgebra Linear no IFBA. Possuo experiência em psicologia do ensino infantil e paixão pela educação.

Publicado
2024-12-11