TURISMO PEDAGÓGICO: PRÁXIX, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO
Resumo
O turismo como fenômeno socioespacial vem sendo abordado por diversas áreas do conhecimento que busca compreender as suas dimensões e interações. Nesse caso, a Geografia não poderia deixar de contribuir com o fenômeno turístico que atua no consumo, na (re) produção do espaço e na transformação da paisagem. Entretanto, faz se necessário analisar de forma sistêmica a intersecção entre o turismo numa abordagem geográfica, bem como, ressaltar as contribuições de estudos com caráter socioespacial que vieram a contribuir na dinâmica dessas duas áreas, numa vertente educativa, podendo assim, induzir como prática interdisciplinar no âmbito escolar, sendo tratada como turismo pedagógico. As considerações iniciais, obtidas com o trabalho nos conduzem a pensar, que os professores adeptos as atividades interligadas ao turismo pedagógico, terão suporte para identificar os avanços e/ou dificuldades de seus alunos, em relação aos conteúdos escolares ensinados nas aulas de Geografia, bem como, tornar os alunos mais atentos as questões espaciais da sociedade em que estão inseridos.
PALAVRAS-CHAVE: Turismo Pedagógico; Geografia, Vivências; Espaço.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.