AULA DE GEOGRAFIA SOBRE A GEOPOLÍTICA DO AFEGANISTÃO PARA ALÉM DAS REPRESENTAÇÕES E SIMPLIFICAÇÕES MIDIÁTICAS
Resumo
O presente trabalho relata uma aula de Geografia que abordou a geopolítica do Afeganistão, enfatizando a volta ao poder do grupo Talibã naquele país da Ásia Central, vinte anos após a invasão estadunidense. A prática pedagógica em questão foi realizada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola particular, localizada no município de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Para melhor organizar sua dinâmica, o professor dividiu a aula em três momentos: 1) Geografia do Afeganistão; 2) Breve histórico do Afeganistão contemporâneo; e 3) Afeganistão na mídia. Por se tratar de uma temática atual e bastante em voga nas redes sociais, foi possível constatar um grande interesse por parte dos alunos, o que demonstra a importância de a sala de aula dialogar com questões presentes nas discussões cotidianas.
PALAVRAS-CHAVE: Afeganistão; Talibã; Geopolítica; Geografia; Sala de aula.
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.