AULA DE GEOGRAFIA SOBRE A GEOPOLÍTICA DO AFEGANISTÃO PARA ALÉM DAS REPRESENTAÇÕES E SIMPLIFICAÇÕES MIDIÁTICAS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/agb-tl.v1i36.15351

Résumé

O presente trabalho relata uma aula de Geografia que abordou a geopolítica do Afeganistão, enfatizando a volta ao poder do grupo Talibã naquele país da Ásia Central, vinte anos após a invasão estadunidense. A prática pedagógica em questão foi realizada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola particular, localizada no município de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Para melhor organizar sua dinâmica, o professor dividiu a aula em três momentos: 1) Geografia do Afeganistão; 2) Breve histórico do Afeganistão contemporâneo; e 3) Afeganistão na mídia. Por se tratar de uma temática atual e bastante em voga nas redes sociais, foi possível constatar um grande interesse por parte dos alunos, o que demonstra a importância de a sala de aula dialogar com questões presentes nas discussões cotidianas.

PALAVRAS-CHAVE: Afeganistão; Talibã; Geopolítica; Geografia; Sala de aula.

 

Biographie de l'auteur

Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Geografia pela UFSJ

Doutorando em Geografia pela Unicamp 

Publiée
2023-03-17
Rubrique
Artigos