A GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UBERLÂNDIA-MG: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DO APLICATIVO COLETAS ONLINE
Resumo
O objetivo do artigo é compreender como o Município de Uberlândia-MG fiscaliza, controla e monitora o destino dado aos resíduos da construção civil, por meio do rastreamento dos resíduos volumosos e da construção civil até sua destinação final. A metodologia consistiu-se de breve revisão da literatura e do acompanhamento do aplicativo Coletas Online (Sistema Eletrônico de Controle de Resíduos Volumosos e da Construção Civil), acessível pela internet, que possibilita o acesso e o monitoramento das ações de todos os envolvidos no processo logístico. Os resultados da pesquisa nos indicaram que o aplicativo garante a rastreabilidade dos resíduos desde a sua geração até o destino final. Mesmo com a implantação de quinze ecopontos em diversos bairros da cidade de Uberlândia-MG, persistem pontos críticos de destinação incorreta de resíduos de construção civil que vão além das localidades que apresentam ecopontos. Por fim, relatamos a importância de se implantar uma Usina de Triagem e Reciclagem dos resíduos da construção civil, pois a reciclagem de entulho apresenta-se como uma possível solução para tais problemas.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental; Gerenciamento de resíduos; Resíduos de construção civil; Coletas Online.
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.