A GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UBERLÂNDIA-MG: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DO APLICATIVO COLETAS ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/agb-tl.v1i36.16760

Resumo

O objetivo do artigo é compreender como o Município de Uberlândia-MG fiscaliza, controla e monitora o destino dado aos resíduos da construção civil, por meio do rastreamento dos resíduos volumosos e da construção civil até sua destinação final. A metodologia consistiu-se de breve revisão da literatura e do acompanhamento do aplicativo Coletas Online (Sistema Eletrônico de Controle de Resíduos Volumosos e da Construção Civil), acessível pela internet, que possibilita o acesso e o monitoramento das ações de todos os envolvidos no processo logístico. Os resultados da pesquisa nos indicaram que o aplicativo garante a rastreabilidade dos resíduos desde a sua geração até o destino final. Mesmo com a implantação de quinze ecopontos em diversos bairros da cidade de Uberlândia-MG, persistem pontos críticos de destinação incorreta de resíduos de construção civil que vão além das localidades que apresentam ecopontos. Por fim, relatamos a importância de se implantar uma Usina de Triagem e Reciclagem dos resíduos da construção civil, pois a reciclagem de entulho apresenta-se como uma possível solução para tais problemas.

PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental; Gerenciamento de resíduos; Resíduos de construção civil; Coletas Online.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-03-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Oracilda Aparecida de; CASTRO, Luciana Almeida de; BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira. A GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UBERLÂNDIA-MG: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DO APLICATIVO COLETAS ONLINE. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 36, p. 113–137, 2023. DOI: 10.55028/agb-tl.v1i36.16760. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/16760. Acesso em: 31 jan. 2026.