REFORMAS NEOLIBERAIS E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul de acordo com as propostas estabelecidas para a construção dos conhecimentos geográficos, através de um olhar crítico acerca do referencial, que, assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são frutos das reformas e das políticas neoliberais para o sistema educacional. Para tanto buscou-se, através da pesquisa bibliográfica e documental acerca da Geografia escolar, literatura congênere e dos referidos currículos, analisar as problemáticas em torno da formação crítico-reflexiva dos educandos. Por fim, foi verificado que, no que é proposto pelo referencial de Mato Grosso do Sul, há lacunas em relação à formação crítico-reflexiva de acordo com as problemáticas instauradas pela lógica de mercado neoliberal, que têm como propósito, a partir das reformas educacionais, estabelecer a educação como um instrumento de concretização de estratégias globais.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia; Reformas Neoliberais; Referencial Curricular; BNCC; Formação Crítico-reflexiva.
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.