REFORMAS NEOLIBERAIS E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/agb-tl.v1i36.17766

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar o Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul de acordo com as propostas estabelecidas para a construção dos conhecimentos geográficos, através de um olhar crítico acerca do referencial, que, assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são frutos das reformas e das políticas neoliberais para o sistema educacional. Para tanto buscou-se, através da pesquisa bibliográfica e documental acerca da Geografia escolar, literatura congênere e dos referidos currículos, analisar as problemáticas em torno da formação crítico-reflexiva dos educandos. Por fim, foi verificado que, no que é proposto pelo referencial de Mato Grosso do Sul, há lacunas em relação à formação crítico-reflexiva de acordo com as problemáticas instauradas pela lógica de mercado neoliberal, que têm como propósito, a partir das reformas educacionais, estabelecer a educação como um instrumento de concretização de estratégias globais.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia; Reformas Neoliberais; Referencial Curricular; BNCC; Formação Crítico-reflexiva.

Bibliographies de l'auteur

Juan Marco da Silva Viana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana

Mestrando do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Aquidauana. Bolsista CAPES. E-mail: juanmvsjc@gmail.com

Ricardo Lopes Batista, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana

Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Aquidauana. E-mail: ricardo.batista@ufms.br  

Publiée
2023-03-17
Rubrique
Artigos