PAISAGEM E AGROECOLOGIA NO ASSENTAMENTO PALMARES EM ARAGUATINS/TOCANTINS
Resumo
RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo investigar as alterações na paisagem relacionando com a agroecologia no assentamento Palmares, município de Araguatins/Tocantins. Os dados foram obtidos por meio da aplicação do Diagnóstico Rural Participativo, consultas em órgãos públicos, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, além de elaboração de representação cartográfica no software QGIS. Os resultados mostram que na área de estudo, a principal pressão antrópica sobre a paisagem é a introdução da pastagem, porém, destaca-se também a produção agroecológica. Verificou-se que é necessário a atuação do poder público, no que tange a serviços básicos, como apoio ao escoamento da produção, uma vez que os alimentos produzidos são agroecológicos, o que contribui para a manutenção dos elementos da paisagem, sobretudo a água, o solo e a vegetação, no assentamento Palmares.
PALAVRAS-CHAVE: Paisagem; Produção de alimentos; Agroecologia; Assentamento rural; Tocantins.
m no assentamento Palmares.
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.