PAISAGEM E AGROECOLOGIA NO ASSENTAMENTO PALMARES EM ARAGUATINS/TOCANTINS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/agb-tl.v1i37.18565

Résumé

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo investigar as alterações na paisagem relacionando com a agroecologia no assentamento Palmares, município de Araguatins/Tocantins. Os dados foram obtidos por meio da aplicação do Diagnóstico Rural Participativo, consultas em órgãos públicos, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, além de elaboração de representação cartográfica no software QGIS. Os resultados mostram que na área de estudo, a principal pressão antrópica sobre a paisagem é a introdução da pastagem, porém, destaca-se também a produção agroecológica. Verificou-se que é necessário a atuação do poder público, no que tange a serviços básicos, como apoio ao escoamento da produção, uma vez que os alimentos produzidos são agroecológicos, o que contribui para a manutenção dos elementos da paisagem, sobretudo a água, o solo e a vegetação, no assentamento Palmares.

PALAVRAS-CHAVE: Paisagem; Produção de alimentos; Agroecologia; Assentamento rural; Tocantins.

m no assentamento Palmares.

Bibliographies de l'auteur

Gustavo Melo da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins.

Maurício Ferreira Mendes, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professor do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). 

José Sampaio de Mattos Júnior, Universidade Estadual do Maranhão

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão.

Publiée
2023-07-12
Rubrique
Artigos