RELATO DE EXPERIÊNCIA: trajetória de construção da educação no/do campo na Escola Municipal Rural São Joaquim Polo e Extensões em Selvíria-MS

Autores

  • Inêz Rezende de Souza
  • Rosemeire Almeida

Resumo

Este Relato de Experiência objetiva apreender o processo de construção da Educação no/do Campo na Escola São Joaquim. Para sua elaboração, foi priorizado o resgate histórico, tanto do processo educacional implantado na unidade escolar como dos processos extraescolares que contribuíram para configurar a escola que temos. A metodologia deste Relato é baseada em trabalho de campo para coleta de entrevistas, registro fotográfico e consulta aos documentos oficiais. Nesse processo de construção da Educação do/no Campo, há o destaque para as atividades de valorização do modo de vida rural como conteúdo curricular. Há, também, o resgate da minha “história de vida” como expressão cotidiana dessa vivência camponesa. Concluímos que a escola São Joaquim é referência em relação ao processo de ensino-aprendizagem voltado à Educação no/do Campo, uma vez que contribuiu (e contribui) na construção de conteúdos que permitem tanto a visibilidade como a manutenção da sobrevivência material, social e cultural do campesinato local, via percepção e problematização do aluno em relação ao campo em que vive e trabalha. Isso permitiu tornar o Projeto Político Pedagógico significativo para os protagonistas da comunidade escolar em questão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Relato

Como Citar

SOUZA, Inêz Rezende de; ALMEIDA, Rosemeire. RELATO DE EXPERIÊNCIA: trajetória de construção da educação no/do campo na Escola Municipal Rural São Joaquim Polo e Extensões em Selvíria-MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 24, p. 79–110, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/2756. Acesso em: 31 jan. 2026.