ESPACIALIZANDO REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR: O USO DE CHARGE COMO ELEMENTO NORTEADOR DE ANÁLISE

  • Djeovani Roos
  • Terezinha Corrêa Lindino

Resumo

Refletir sobre a Geografia Escolar é uma tarefa árdua, mas que merece formidável atenção na atualidade. Para tanto, propõem-se neste artigo uma reflexão e discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Geografia e as suas composições metodológicas na aprendizagem dos alunos; de modo a levantar as fundamentações do ensino de Geografia e a apreender à prática educativa da Geografia Escolar. Ao buscar o entendimento do espaço geográfico e suas concepções, evidencia-se a utilização de metodologias de ensino diversificada, por exemplo, o uso da linguagem de charge no ensino de Geografia, visto que essa linguagem permite aderir maior abrangência no aprendizado e na participação dos alunos sobre o que está sendo abordado. Portanto, pensando geograficamente a prática educativa, inscrevendo a Geografia em seu próprio terreno escolar.
Publicado
2013-11-01
Como Citar
ROOS, D.; LINDINO, T. C. ESPACIALIZANDO REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR: O USO DE CHARGE COMO ELEMENTO NORTEADOR DE ANÁLISE. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 18, p. 85-111, 1 nov. 2013.
Seção
Artigos