ESPACIALIZANDO REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR: O USO DE CHARGE COMO ELEMENTO NORTEADOR DE ANÁLISE

Djeovani Roos, Terezinha Corrêa Lindino

Resumo


Refletir sobre a Geografia Escolar é uma tarefa árdua, mas que merece formidável atenção na atualidade. Para tanto, propõem-se neste artigo uma reflexão e discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Geografia e as suas composições metodológicas na aprendizagem dos alunos; de modo a levantar as fundamentações do ensino de Geografia e a apreender à prática educativa da Geografia Escolar. Ao buscar o entendimento do espaço geográfico e suas concepções, evidencia-se a utilização de metodologias de ensino diversificada, por exemplo, o uso da linguagem de charge no ensino de Geografia, visto que essa linguagem permite aderir maior abrangência no aprendizado e na participação dos alunos sobre o que está sendo abordado. Portanto, pensando geograficamente a prática educativa, inscrevendo a Geografia em seu próprio terreno escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

  Creative Commons License  Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0