RESÍDUOS SÓLIDOS NA FRONTEIRA DO BRASIL COM O PARAGUAI E A BOLÍVIA: diagnóstico nas cidades sul-mato-grossenses de Ponta Porã e Corumbá

Autores/as

  • Alexandre Honig Gonçalves

Resumen

Este trabalho possui como objetivo central, analisar a situação dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e o trabalho dos catadores de resíduos recicláveis nas cidades sul-mato-grossenses limítrofes com as fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, respectivamente: Ponta Porã e Corumbá. Para tanto, utilizamos três métodos de pesquisa racionais: indutivo, comparativo e estudo de caso. Para balizar ações de campo, foram aplicados questionários com as respectivas prefeituras e secretarias competentes, além das associações de catadores de materiais recicláveis. Os cenários foram devidamente registrados por meio de fotografias digitais. Por sua vez, os resultados revelam que o Brasil ainda padece de organização, sistemas e métodos adequados para gestão de seus, tal qual nas cidades pesquisadas em Mato Grosso do Sul. E, em relação aos RSU e as fronteiras, ainda não há efetivo nenhum plano transfronteiriço para gestão integrada dos resíduos sólidos comuns.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

GONÇALVES, Alexandre Honig. RESÍDUOS SÓLIDOS NA FRONTEIRA DO BRASIL COM O PARAGUAI E A BOLÍVIA: diagnóstico nas cidades sul-mato-grossenses de Ponta Porã e Corumbá. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 23, p. 9–41, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/1864. Acesso em: 31 jan. 2026.