QUILOMBOS E A AGROECOLOGIA: A AGRICULTURA TRADICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA JOÃO SURÁ
Abstract
A Agricultura Tradicional (AT), dos Quilombos (CRQ´s) e a cultura ligada a esta agricultura são, por si só, tema que merece atenção. A prática desta AT vem sofrendo com a pressão de monoculturas e pecuária que não se prestam à alimentação local. A Agroecologia é uma ciência que busca novos modelos de agriculturas com a contribuição e a interação com outras ciências em diálogo com os saberes e conhecimentos das Populações Tradicionais. Este artigo advém de uma pesquisa de mestrado defendida em 2011. Nesta pesquisa, trabalhou-se com a hipótese de que a AT das CRQ´s têm contribuições a oferecer para os estudos da Agroecologia. O objetivo central foi conhecer e estabelecer relações e interfacesentre a AT presente na CRQ João Surá, localizada em Adrianópolis, no Vale do Ribeira paranaense e a Agroecologia. Trabalhou-se com a Metodologia Qualitativa utilizando principalmente o método de História Oral. A análise dos agroecossistemas de João Surá, no tocante à água, aos solos, as sementes e manejos culturais, revela que sua agricultura detém condições sustentáveis de produção que coincidem com os princípios da Agroecologia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-11-01
Issue
Section
Artigos
License
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
How to Cite
FIDELIS, Lourival de Moraes; BERGAMASCO, Sonia M. P. P. QUILOMBOS E A AGROECOLOGIA: A AGRICULTURA TRADICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA JOÃO SURÁ. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 18, p. 112–141, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/401. Acesso em: 31 jan. 2026.




