QUILOMBOS E A AGROECOLOGIA: A AGRICULTURA TRADICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA JOÃO SURÁ
Résumé
A Agricultura Tradicional (AT), dos Quilombos (CRQ´s) e a cultura ligada a esta agricultura são, por si só, tema que merece atenção. A prática desta AT vem sofrendo com a pressão de monoculturas e pecuária que não se prestam à alimentação local. A Agroecologia é uma ciência que busca novos modelos de agriculturas com a contribuição e a interação com outras ciências em diálogo com os saberes e conhecimentos das Populações Tradicionais. Este artigo advém de uma pesquisa de mestrado defendida em 2011. Nesta pesquisa, trabalhou-se com a hipótese de que a AT das CRQ´s têm contribuições a oferecer para os estudos da Agroecologia. O objetivo central foi conhecer e estabelecer relações e interfacesentre a AT presente na CRQ João Surá, localizada em Adrianópolis, no Vale do Ribeira paranaense e a Agroecologia. Trabalhou-se com a Metodologia Qualitativa utilizando principalmente o método de História Oral. A análise dos agroecossistemas de João Surá, no tocante à água, aos solos, as sementes e manejos culturais, revela que sua agricultura detém condições sustentáveis de produção que coincidem com os princípios da Agroecologia.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2013-11-01
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Comment citer
FIDELIS, Lourival de Moraes; BERGAMASCO, Sonia M. P. P. QUILOMBOS E A AGROECOLOGIA: A AGRICULTURA TRADICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA JOÃO SURÁ. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 18, p. 112–141, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/401. Acesso em: 31 janv. 2026.




