A ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE DE PRODUÇÃO CAMPONESA DE CHAYANOV NA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO ASSENTAMENTO ALECRIM NO MUNICÍPIO DE SELVÍRIA - MS
Resumen
A origem da agricultura familiar brasileira se encontra na história dos índios, dos escravos africanos, dos mestiços, dos brancos não herdeiros e os imigrantes europeus e, atualmente, compreende uma grande diversidade cultural, social e econômica. Nesta discussão sobre o protagonismo da agricultura familiar destacam-se duas vertentes: uma que define os agricultores familiares como uma moderna agricultura e, a outra, que defende a existência de raízes históricas na agricultura familiar brasileira. Neste trabalho consideramos, a partir da analise dos dados do assentamento Alecrim, no município de Selvíria em Mato Grosso do Sul, que a teoria de Chayanov acerca de uma lógica camponesa diferente da lógica capitalista é que melhor explica o comportamento dos assentados diante dos limites impostos à Reforma Agrária. Portanto assumimos que os assentados são um segmento da “agricultura familiar” e tem como eixo central a racionalidade da produção camponesa, onde a família detém a posse ou a propriedade dos meios de produção e realiza o trabalho na unidade produtiva visando satisfazer as necessidades de consumo, por vezes vendendo o excedente de sua produção ou então sua mão de obra na busca de satisfazer as necessidades da família.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-01
Número
Sección
Artigos
Licencia
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Cómo citar
LALUCE, Cícero Rogério Henrique. A ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE DE PRODUÇÃO CAMPONESA DE CHAYANOV NA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO ASSENTAMENTO ALECRIM NO MUNICÍPIO DE SELVÍRIA - MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 16, p. 122–146, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/599. Acesso em: 31 jan. 2026.




