A ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE DE PRODUÇÃO CAMPONESA DE CHAYANOV NA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO ASSENTAMENTO ALECRIM NO MUNICÍPIO DE SELVÍRIA - MS

Auteurs

  • Cícero Rogério Henrique Laluce

Résumé

A origem da agricultura familiar brasileira se encontra na história dos índios, dos escravos africanos, dos mestiços, dos brancos não herdeiros e os imigrantes europeus e, atualmente, compreende uma grande diversidade cultural, social e econômica. Nesta discussão sobre o protagonismo da agricultura familiar destacam-se duas vertentes: uma que define os agricultores familiares como uma moderna agricultura e, a outra, que defende a existência de raízes históricas na agricultura familiar brasileira. Neste trabalho consideramos, a partir da analise dos dados do assentamento Alecrim, no município de Selvíria em Mato Grosso do Sul, que a teoria de Chayanov acerca de uma lógica camponesa diferente da lógica capitalista é que melhor explica o comportamento dos assentados diante dos limites impostos à Reforma Agrária. Portanto assumimos que os assentados são um segmento da “agricultura familiar” e tem como eixo central a racionalidade da produção camponesa, onde a família detém a posse ou a propriedade dos meios de produção e realiza o trabalho na unidade produtiva visando satisfazer as necessidades de consumo, por vezes vendendo o excedente de sua produção ou então sua mão de obra na busca de satisfazer as necessidades da família.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2012-11-01

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

LALUCE, Cícero Rogério Henrique. A ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE DE PRODUÇÃO CAMPONESA DE CHAYANOV NA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO ASSENTAMENTO ALECRIM NO MUNICÍPIO DE SELVÍRIA - MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 16, p. 122–146, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/599. Acesso em: 21 févr. 2026.