INCORPORAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “AO SUL DA FRONTEIRA” ÀS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos em uma prática pedagógica realizada na disciplina de Geografia em que o documentário Ao sul da fronteira foi exibido e debatido com alunos de uma turma do Curso Técnico em Guia de Turismo do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio (PROEJA). O documentário em questão analisa as representações midiáticas sobre governantes latino-americanos politicamente à esquerda e aponta como as políticas econômicas neoliberais falharam em aliviar os graves problemas relacionados às desigualdades sociais na América Latina. Após a exibição do documentário, houve uma breve discussão em que professor e alunos destacaram as questões que mais lhes chamaram a atenção em Ao sul da fronteira. Posteriormente, o professor apresentou uma atividade proposta sobre o documentário assistido. A partir da experiência didática aqui relatada foi possível perceber uma melhor compreensão por parte dos discentes a respeito dos mecanismos de manipulação midiática, fator importante para suas formações enquanto cidadãos críticos e capazes de atuar positivamente em seus contextos sociais.
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