UMA TEMPESTADE RECORRENTE
A VIOLÊNCIA DO ESPAÇO ESCOLAR
Abstract
O artigo reflete sobre o problema da violência escolar na perspectiva atual, estabelecendo inicialmente o referencial teórico acerca desse tema. Na sequência, reflete sobre aspectos que compõem a singularidade desse tipo de violência praticada na escola e aponta a complexa caracterização desses atos violentos, além da sua perspectiva geográfica. Propõe o debate sobre a transformação desse tema como possibilidades para práticas educacionais e de ensino, incluindo o ensino de Geografia. Essa produção faz parte de projeto de tese em andamento intitulado “Geografizando a violência escolar: a perspectiva discente do convívio com as ações violentas na escola”, do Programa de Pós Graduação da Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS-.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.