PLANO DE AÇÃO PARA O TURISMO EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE

  • Rita Maria de Paula Garcia

Resumo

Este trabalho realiza uma análise do Plano de Ação para o Turismo 2003 –
2006 para Mato Grosso do Sul, atual norteador da atividade turística e importante
instrumento das políticas públicas estaduais para o setor, que foi lançado pela
Fundação de Turismo do Estado, após a iniciativa do Governo Federal em lançar o
Plano Nacional de Turismo. O trabalho apresenta as metas e projetos propostos no
Plano, com uma análise das ações propostas no período de 2003 a 2004. Com a
realização desta análise podem-se identificar quais as melhorias geradas a partir das
metas propostas no Plano e quais os pontos que merecem maior atenção do órgão
gestor do turismo no Estado, a Fundação de Turismo. Algumas visões críticas são
realizadas com o intuito de gerar melhorias e enfatizar a importância deste objeto de
estudo. A falta de pesquisas referente ao planejamento público nos tem mostrado a
necessidade de estudos mais aprofundados em relação ao assunto, expondo uma
nova fase para as políticas públicas no Estado. A elaboração deste trabalho tem a
finalidade de promover o resgate da história do turismo e a evolução das políticas
públicas de turismo do Estado. Por meio das propostas para melhorias da atividade
turística no Estado, busca também a melhoria na qualidade dos serviços que são
prestados, atraindo um número mais elevado de turistas, e conseqüentemente, a
geração de mais empregos para a população, de forma direta e indireta.

Publicado
2015-10-20
Como Citar
DE PAULA GARCIA, R. M. PLANO DE AÇÃO PARA O TURISMO EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 5, p. 13, 20 out. 2015.
Seção
Artigos