REFORMAS NEOLIBERAIS E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar o Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul de acordo com as propostas estabelecidas para a construção dos conhecimentos geográficos, através de um olhar crítico acerca do referencial, que, assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são frutos das reformas e das políticas neoliberais para o sistema educacional. Para tanto buscou-se, através da pesquisa bibliográfica e documental acerca da Geografia escolar, literatura congênere e dos referidos currículos, analisar as problemáticas em torno da formação crítico-reflexiva dos educandos. Por fim, foi verificado que, no que é proposto pelo referencial de Mato Grosso do Sul, há lacunas em relação à formação crítico-reflexiva de acordo com as problemáticas instauradas pela lógica de mercado neoliberal, que têm como propósito, a partir das reformas educacionais, estabelecer a educação como um instrumento de concretização de estratégias globais.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia; Reformas Neoliberais; Referencial Curricular; BNCC; Formação Crítico-reflexiva.

Biografía del autor/a

Juan Marco da Silva Viana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana

Mestrando do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Aquidauana. Bolsista CAPES. E-mail: juanmvsjc@gmail.com

Ricardo Lopes Batista, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana

Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Aquidauana. E-mail: ricardo.batista@ufms.br  

Publicado
2023-03-17
Cómo citar
VIANA, J. M. DA S.; BATISTA, R. L. REFORMAS NEOLIBERAIS E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 36, p. 138-172, 17 mar. 2023.
Sección
Artigos