RELATO DE EXPERIÊNCIA: trajetória de construção da educação no/do campo na Escola Municipal Rural São Joaquim Polo e Extensões em Selvíria-MS

  • Inêz Rezende de Souza
  • Rosemeire Almeida

Resumen

Este Relato de Experiência objetiva apreender o processo de construção da Educação no/do Campo na Escola São Joaquim. Para sua elaboração, foi priorizado o resgate histórico, tanto do processo educacional implantado na unidade escolar como dos processos extraescolares que contribuíram para configurar a escola que temos. A metodologia deste Relato é baseada em trabalho de campo para coleta de entrevistas, registro fotográfico e consulta aos documentos oficiais. Nesse processo de construção da Educação do/no Campo, há o destaque para as atividades de valorização do modo de vida rural como conteúdo curricular. Há, também, o resgate da minha “história de vida” como expressão cotidiana dessa vivência camponesa. Concluímos que a escola São Joaquim é referência em relação ao processo de ensino-aprendizagem voltado à Educação no/do Campo, uma vez que contribuiu (e contribui) na construção de conteúdos que permitem tanto a visibilidade como a manutenção da sobrevivência material, social e cultural do campesinato local, via percepção e problematização do aluno em relação ao campo em que vive e trabalha. Isso permitiu tornar o Projeto Político Pedagógico significativo para os protagonistas da comunidade escolar em questão.
Cómo citar
SOUZA, I. R. DE; ALMEIDA, R. RELATO DE EXPERIÊNCIA: trajetória de construção da educação no/do campo na Escola Municipal Rural São Joaquim Polo e Extensões em Selvíria-MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 24, p. 79-110, 11.
Sección
Relato