O PROBLEMA DO EMPREGO DOS CONCEITOS DE AGRICULTURA EXTENSIVA E INTENSIVA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
Resumen
O objetivo do presente trabalho é demonstrar que o emprego dos conceitos de agricultura extensiva e intensiva nos livros didáticos de geografia apresenta grande ambiguidade. Ao analisarmos os livros didáticos recentes, notamos certa simplicidade que reduz a capacidade de explicação do objeto de estudo tratado. A conceitualização agricultura intensiva e extensiva carrega os germes da linearidade, ou seja, da uniformidade das relações capitalistas no campo, traduzida numa marcha histórica irreversível. Nesta concepção, a agricultura intensiva é sinônimo do moderno caracterizado pelo emprego constante de inovações técnicas e acessibilidade a mercados; já a agricultura extensiva retrata o atraso, a pobreza condicionada pelo uso rústico das técnicas, os resquícios do passado em vias de extinção (camponeses e latifundiários). Todavia, ao analisar a realidade agrária brasileira a partir de sua essência, os dados apresentados pela agricultura camponesa e pela própria dinâmica da expansão do capitalismo, contrariam o pressuposto teórico da uniformidade do capital sobre o campo.
Publicado
2010-11-01
Cómo citar
BEM, A. O PROBLEMA DO EMPREGO DOS CONCEITOS DE AGRICULTURA EXTENSIVA E INTENSIVA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 12, p. 125-149, 1 nov. 2010.
Número
Sección
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.