TENDÊNCIAS TEMPORAIS DA MORTALIDADE POR DESNUTRIÇÃO EM IDOSOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, NO PERÍODO DE 2002 A 2012

  • Alfredo Aguirre da Paixão
  • Lenita da Silva Vieira Ximenes
  • Eva Teixeira dos Santos

Resumen

O envelhecimento da população é um dos grandes desafios da saúde pública atual. Esse fato aconteceu inicialmente em países desenvolvidos, porém, nas últimas décadas a população tem envelhecido de forma crescente nos países em desenvolvimento. A carência da alimentação e diferentes condições indevidas para saúde, acompanhadas da baixa renda de grande parte da população brasileira apresentam-se como indicadores de desnutrição. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi analisar as tendências temporais da mortalidade por desnutrição em idosos no estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema; coleta de dados sobre a mortalidade no sistema DATASUS, sendo extraídos apenas os dados de óbitos na faixa etária com idade acima de 60 anos, bem como dados populacionais obtidos do IBGE. Sendo assim, constatou-se que o total de óbitos por faixa etária é crescente em cada uma das classes, apresentando os maiores índices na faixa etária acima de 80 anos de idade (63,4%) e maior concentração dos casos de maneira geral se encontram no sexo masculino. Desta forma, observou-se que os idosos necessitam de um suporte nutricional maior, e de políticas públicas que assegurem a promoção de saúde e o envelhecimento ativo, inserindo-os no convívio social.

Publicado
2020-06-01
Cómo citar
AGUIRRE DA PAIXÃO, A.; DA SILVA VIEIRA XIMENES, L.; TEIXEIRA DOS SANTOS, E. TENDÊNCIAS TEMPORAIS DA MORTALIDADE POR DESNUTRIÇÃO EM IDOSOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, NO PERÍODO DE 2002 A 2012. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 31, p. 48-65, 1 jun. 2020.
Sección
Artigos