EXPANSÃO URBANA E DEGRADAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE RIO E NASCENTES EM BAIRROS DE COLOMBO/PARANÁ

  • Otacílio Lopes de Souza Paz UFPR
  • Ivandra Alves Ribeiro UFPR

Resumen

A expansão das áreas urbanizadas sem planejamento de ordenamento territorial, que considere as limitações do meio físico, resulta em alteração de processos ambientais, diminuição da qualidade ambiental e surgimento de problemas ambientais. O entorno da PR-417 (rodovia da Uva – Colombo/Paraná) vem passando por transformações na paisagem nos últimos anos, sendo necessário analisar essas alterações e verificar os conflitos ambientais consequentes. Objetivou-se verificar o crescimento das áreas urbanizadas no entorno da PR-417 e analisar o avanço urbano sobre as áreas de preservação permanente. Foram utilizadas técnicas em Sistemas de Informações Geográficas com uso de sensoriamento remoto para gerar camadas das áreas urbanizas em 2000 e 2017 e áreas de preservação permanente de rios e nascente, que foram delimitadas com a base topográfica disponível na escala 1:10.000. Como principais resultados, constatou-se que as áreas urbanizas cresceram 22% entre 2000 e 2017, e como consequência, a degradação das áreas de preservação permanente de rios e nascentes aumentou em 24%. Visitas a campo e consultas a dados geoespaciais confirmaram os problemas ambientais inferidos, a citar: poluição de rios, migração de nascentes, rios assoreados, depósitos de lixo e inundações.

Biografía del autor/a

Ivandra Alves Ribeiro, UFPR

Bolsista CAPES no nível de Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (ingresso em 2018). Bacharela e licenciada em Geografia (2017) pela mesma instituição. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Vinculada ao Laboratório de Dinâmicas Metropolitanas (LADIME/UFPR). Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e no Ensino de Geografia.

Publicado
2020-06-01
Cómo citar
PAZ, O. L. DE S.; RIBEIRO, I. A. EXPANSÃO URBANA E DEGRADAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE RIO E NASCENTES EM BAIRROS DE COLOMBO/PARANÁ. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 31, p. 290-323, 1 jun. 2020.
Sección
Artigos