CONFLITO ISRAEL-PALESTINA SOB AS LENTES DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Résumé
No final de 2023, os ataques realizados por grupos palestinos, comandados pelo Hamas, no sul de Israel, e a posterior reação do Estado de Israel, foram os principais assuntos da agenda pública global. No Brasil, a geopolítica palestina movimentou os noticiários internacionais da grande imprensa, as conversações cotidianas e as redes sociais. Diante dessa realidade, este artigo apresenta uma proposta de análise sobre o conflito Israel-Palestina a partir dos conhecimentos, conteúdos e conceitos trabalhados no ensino de Geografia na educação básica. Como procedimento metodológico, adotou-se a “revisão bibliográfica”, a partir de estudos que abordam conceitos e conteúdos trabalhados na Geografia Escolar. Apesar de a Geografia não esgotar as possibilidades de se compreender a geopolítica palestina (haja vista que outras disciplinas presentes na matriz curricular também podem contribuir para o debate), consideramos que este campo do conhecimento oferece um importante referencial teórico para as discussões sobre questões-chave da geopolítica palestina, como o expansionismo territorial israelense e a aspiração do povo palestino em formar seu próprio Estado Nacional.
PALAVRAS-CHAVE: Território; Sionismo; Estado Nacional; Povo; Discursos.
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.