FORMAS DE RESISTÊNCIA CAMPONESA EM ANDRADINA-SP E CASTILHO-SP

Auteurs

  • Dóri Edson Lopes

Résumé

A realidade no campo brasileiro se caracteriza por uma estrutura fundiária
concentrada e um Estado que privilegia planos agrícolas voltados à agricultura capitalista, situação agravada pelas relações de produção e comercialização dominadas pela economia capitalista que, por meio de mecanismos de funcionamento do livre mercado, extrai renda contida na agricultura camponesa. Diante deste contexto, a classe camponesa desenvolve ações tanto de luta pela terra como para nela permanecer. Logo, são estas experiências desenvolvidas nos municípios de Andradina-SP e Castilho-SP que este artigo analisa. O resultado aponta para o fato de que há nestas estratégias uma eficiência econômica que
contribui para a eficiência política do campesinato, tendo em vista que esta resistência cria obstáculos para os interesses da burguesia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2012-05-01

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

LOPES, Dóri Edson. FORMAS DE RESISTÊNCIA CAMPONESA EM ANDRADINA-SP E CASTILHO-SP. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 15, p. 83–109, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/608. Acesso em: 31 janv. 2026.