GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO PLANEJAMENTO TURÍSTICO: DISCUSSÃO TEÓRICA
Resumo
O turismo é um setor que vem crescendo na atualidade e tem se mostrado como interessante alternativa econômica para diversas regiões. No entanto para o desenvolvimento da atividade turística torna-se necessário o investimento em infraestrutura adequada, visando dar sustentação a mesma. A implantação de infraestrutura turística aliada à utilização de determinadas áreas pelos turistas, sem um planejamento adequado pode provocar impactos sobre o ambiente, que por sua vez, refletirá em todo o desenvolvimento da atividade. Os impactos do turismo são alterações provocadas pela ação humana, na prática turística ou na implantação de infraestrutura ou de apoio ao turismo. Nesse contexto a utilização de informações atualizadas, produzidas em um curto espaço de tempo e utilizando-se de técnicas específicas para a sua qualidade e confiabilidade é fundamental para auxiliar no planejamento turístico. Desse modo, o geoprocessamento caracterizado como um conjunto de técnicas e metodologias voltadas à obtenção e ao tratamento de informações espaciais torna-se uma ferramenta de importância, pois permite o levantamento, manipulação, análise e geração de uma grande quantidade de dados. Assim o presente artigo tem como objetivo realizar um estudo teórico metodológico das aplicações do geoprocessamento, como uma contribuição ao planejamento turístico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-05-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Como Citar
CARVALHO, Elisângela Martins de; BALSAN, Rosane; LEITE, Emerson Figueiredo. GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO PLANEJAMENTO TURÍSTICO: DISCUSSÃO TEÓRICA. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 15, p. 110–128, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/609. Acesso em: 31 jan. 2026.




