Edição Atual
Em 2023 completamos quase seis décadas do golpe civil-militar que culminou em um dos períodos mais tenebrosos de nossa história nacional, que durante 21 anos causou terror e morte a muitos brasileiros e brasileiras. Práticas repressivas, pessoas exiladas, torturas físicas e psicológicas, pessoas perseguidas, censura, atraso na educação, repúdio aos símbolos nacionais como o hino, a bandeira, são questões que merecem a atenção de todos/as historiadores/as. Hoje, mais do que nunca, é necessário protagonizar debates que relatem e analisem a ditadura militar no Brasil. Assistimos, na atualidade, uma escalada autoritária e negacionista nos mais diversos espaços sociais, por este motivo, entre outros, a urgência em fortalecer a ciência e proporcionar produções e debates sobre a temática. Refletir sobre os diferentes impactos dos anos de Ditadura Militar na sociedade, do ontem e do hoje, bem como os impactos e influências, nas famílias, nos, comportamentos, na imprensa e na educação são urgentes, especialmente no campo historiográfico. Dessa forma, o presente dossiê recepciona estudos que dialogam com a temática da Ditadura Militar em suas variadas abordagens, perpassando a resistência e trajetória política de pessoas e/ou grupos, mulheres, movimentos negros, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, corpo, educação, operação Condor, etc. Também compreendemos a necessidade de dialogar com estudos que destaquem as distintas representações em periódicos, filmes, séries, músicas, literatura, e demais formas de expressão artística, reafirmando a arte como um meio de luta e resistência política durante os processos de repressão política. O presente dossiê, também atribui destaque especial para o ensino de história, pois durante o período ele foi censurado, monitorado pelos militares e seus agentes, reverberando um projeto político tecnicista e distante do conhecimento crítico e libertário. Assim, trabalhos que versam sobre o ensinar história na ditadura militar, bem como como reflexões entre a ditadura militar e a atualidade em sala de aula, tais como práticas, uso de fontes, etc, foram bem vindos.
Apresentação
Dossiê
Artigos livres
Ensaios de Graduação
A Revista foi pensada e elaborada com o objetivo de promover o debate acadêmico, tendo o propósito de enriquecer as pesquisas em andamento, tal como agregar produções de outros lugares, instituições e sujeitos. Com esse objetivo, esperamos alcançar, além de professores da universidade e da rede pública e privada de ensino, alunos graduandos de nosso curso e de outras universidades, tendo por intuito incentivar novas pesquisas e a busca por conhecimentos produzidos pela História e áreas afins. Se a proposta é interdisciplinar, disciplinas como a Filosofia, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Arqueologia, entre outras, encontrarão espaço para veicular as suas produções, desde que concernentes aos temas sugeridos pela Revista. A Revista se constitui de Dossiês; Artigos livres; Ensaios de Graduação; Resenhas e Fontes.
ALTERAÇÕES NAS NORMAS DA REVISTA
Os textos submetidos a partir do dia 3 de agosto de 2018 deverão obedecer às novas normas da Revista. Leia mais no link "notícias".