Chamada para o Vol. 13 nº 25
CHAMADA PARA RECEBEIMENTO DE TEXTOS:
DOSSIÊ A DITADURA MILITAR NO BRASIL EM DEBATE: SILENCIAMENTOS, RESISTÊNCIAS E ENSINO DE HISTÓRIA (VOL 13-Nº 25)
Saiba mais sobre Chamada para o Vol. 13 nº 25
CHAMADA PARA RECEBIMENTO DE TEXTOS PARA O DOSSIÊ A DITADURA MILITAR NO BRASIL EM DEBATE: SILENCIAMENTOS, RESISTÊNCIAS E ENSINO DE HISTÓRIA
(VOL 13-Nº 25)
Organizado por: Ary Albuquerque Cavalcanti Junior (UFMT) e Ana Maria Colling (UFGD)
SUBMISSÕES ATÉ 20/09/2023
CHAMADA PARA RECEBEIMENTO DE TEXTOS:
DOSSIÊ A DITADURA MILITAR NO BRASIL EM DEBATE: SILENCIAMENTOS, RESISTÊNCIAS E ENSINO DE HISTÓRIA (VOL 13-Nº 25)
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada para o Vol. 13 nº 25
A Revista Trilhas da História (Qualis A4), periódico vinculado ao Curso de História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, voltado para a publicação de artigos, resultados de pesquisas, entrevistas, ensaios de graduação, apresentação de fontes históricas e resenhas, abre chamada para propostas de organização de dossiês temáticos.
Saiba mais Saiba mais sobre EDITAL PARA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS – 2024 -2025
Há aproximadamente duas décadas, os professores André Leonardo Chevitarese (UFRJ) e Gabrielle Cornelli (UnB) foram pioneiros em fomentar pesquisas históricas acerca dos judaísmos e cristianismos antigos em universidades públicas brasileiras, as quais impactaram significativamente a produção historiográfica nacional. Reflexos de tais estudos são perceptíveis em diversas publicações acadêmicas, tais como monografias, dissertações, teses, artigos acadêmicos, além de produções midiáticas nas quais historiadores apresentam ao público em geral perspectivas historiográficas sobre as experiências religiosas dos cristianismos e judaísmos antigos e suas recepções na contemporaneidade, o que denota o fortalecimento e consolidação deste tema no campo da História. Apesar de tais iniciativas, o conteúdo segue limitado ao ambiente acadêmico, uma vez que diversos historiadores têm constatado o “abismo”, no âmbito da educação básica, entre as narrativas históricas escolares presentes em materiais didáticos e propostas curriculares e a pesquisa histórica, isto é, a produção do conhecimento histórico acadêmico. Diante disso, o presente dossiê pretende ampliar o debate e apresentar caminhos para o ensino de História dos judaísmos e cristianismos antigos com a finalidade de divulgar estudos recentes sobre a temática e contribuir para o aprimoramento da história ensinada.
Organização:
Dra. Juliana Cavalcanti (UNISIGNORELLI/MN-LHER-UFRJ)
Dr. José Petrúcio de Farias Júnior (UFPI-Picos)
Submissões até dia 10 de maio de 2023 pelo site Submissões - Trilhas da História
Saiba mais Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DE PRAZO! CHAMADA PARA DOSSIÊ: Judaísmos, Cristianismos Antigos e o Ensino da HistóriaUSOS E DESUSOS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
As linguagens artísticas estão presentes em diversos setores da sociedade, suscitando problematizações que envolvem a reflexão de seus usos enquanto ferramentas de poder, de discurso, da fundamentação dos gêneros sociais, das formas pedagógicas, pelo alcance das novas tecnologias (como as novas linguagens nas redes sociais e seus diversos debates), sua banalização e desusos - pensando desde o fato de que vivemos uma era repleta de informações multiplicadas por imagens de mídia até a falta de fundamentação metodológica das linguagens artísticas como materiais didáticos ou seus desusos em regimes totalitários. A atual proposta de dossiê compreende que as linguagens artísticas são instrumentos de expressão sociopolítica e cultural de sujeitos em seu tempo histórico, mas também, a partir dessas produções - tais como teatro, música, literatura, cinema, artes visuais e outras fontes imagéticas -, se tornam e se transformam em ferramentas e documentações para a investigação de historiadores e estudiosos do tema, e por isso, suscitam novos usos. Nesse sentido, pela sua versatilidade, as linguagens artísticas são assim pensadas nesse dossiê como um convite para possíveis contribuições que dialoguem com a temática.
Organizadoras:
Profa. Dra. Dolores Puga (UFMS)
Profa. Dra. Talitta Tatiane Martins Freitas (UFR)
Profº. Drº Fábio Leonardo Brito (UFPI)
Submissões até dia 15 de novembro de 2022 pelo site Submissões - Trilhas da História
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada para publicação em DossiêA Revista Trilhas da História, periódico vinculado ao curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, convida pesquisadores(as)/professores(as) a cadastrarem-se como avaliadores(as) no sistema da Revista. São bem vindos cadastros de mestres(as) e doutores(as) da área da História e das demais ciências humanas e sociais, uma vez que a Trilhas mantém-se atenta à necessidade de diálogo rico e constante com outras áreas.
A Revista publica artigos, ensaios de graduação, fontes, resenhas e traduções, sendo a atribuição de pareceres submetida à articulação por especialidade e/ou afinidade indicada no cadastro.
Para registrar-se como avaliador(a), basta acessar a área de registro e informar: nome, sobrenome, afiliação, áreas de interesse para avaliação e titulação.
Saiba mais Saiba mais sobre BUSCAMOS AVALIADORES
O dossiê “Ditaduras: revisitando o caso brasileiro” possui como finalidade compreender leituras atuais da Ditadura Civil Militar que possam reportar para debates em torno da experiência do tempo. Nesse caso, voltamos atenção para abordagens quanto a: ética, estética, memória e ensino que possam ser discutidos por uma base historiográfica que se envolva na ambiência da justiça, verdade, disputas pela memória, militância, aprendizado histórico, desaparecimento, gênero, mídias, redes sociais e questões étnico-raciais. Essa abrangência possui por ambição lidar com novas abordagens da relação história/memória que consigam compreender essa temática sob continuidades e rupturas. Considerando o cenário brasileiro atual, a relação entre a esfera pública política e a sociedade civil parecem viver um momento ímpar, sob especificação de conteúdos que carecem de processos compreensivos sob diálogos hermenêuticos. Por esse motivo, este dossiê faz o convite para que possam contribuir com suas pesquisas considerando as especificações acima.
Organizadores:
Aruanã Antonio dos Passos (UTFPR)
Eduardo Gusmão de Quadros (PUC-GO; UEG)
Rodrigo Tavares Godoi (UNIR).
Submissões até 15 de maio de 2022 pelo site https://trilhasdahistoria.ufms.br
A Revista Trilhas da História aceita artigos em português ou espanhol
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA PARA SUBMISSÕES DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ 2022/1 - DITADURAS: REVISITANDO O CASO BRASILEIROCHAMADA PARA DOSSIÊ: HISTÓRIA SOCIAL DO PARAGUAIRevista Trilhas da História, Número 21.
Há cem anos, Moisés Bertoni criticava a ausência de uma história popular na historiografia paraguaia e, por conseguinte, de ensino nas escolas. O trabalho de grande parte dos historiadores paraguaios pouco fez para escapar à lógica de uma história das elites. A academia é dominada por essa interpretação.A história social, como a entendemos, propõe uma visão diferente. Nas palavras de George Rudé, “uma história vista de baixo”. Essa história tenta reconstruir a participação de atores que foram sistematicamente entendidos como sujeitos passivos e sem consciência, quando não apagados diretamente.Respondendo a esta definição, o Centro de Investigaciones de Historia Social del Paraguay (CIHSP) convida pesquisadores/as da Região a enviarem contribuição ao dossiê "História Social do Paraguai", abrangendo os períodos colonial e independente. Os temas podem ser: escravidão, miscigenação, povos indígenas, trabalho, mulher ou gênero, fronteiras, história local, movimentos sociais, revoluções e rebeliões.O objetivo do CIHSP, sediado em Assunção, é produzir e divulgar a história social do Paraguai, distanciando-se dos temas recorrentes na historiografia paraguaia, como os grandes heróis (história biográfica) e as guerras (história da guerra).Organizadores deste dossiê: Dr. Jorge García Riart, presidente do CIHSP; Dr. Carlos Peris, secretário do CIHSP; Lic. Vicente Arrúa, membro do fundador CIHSP e Dr. Vitor Wagner Neto de Oliveira, membro do CIHSP e docente da UFMS.
Submissões até 15 de outubro de 2021 (pelo site https://trilhasdahistoria.ufms.br )
A partir do número 21 a Revista Trilhas da História aceitará artigos em português ou espanhol.
Previsão de publicação: dezembro de 2021
E-mail CIHSP: cihsocpy@gmail.com
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ: HISTÓRIA SOCIAL DO PARAGUAI
A Revista Eletrônica Trilhas da História torna pública a chamada de trabalhos para o 2º semestre de 2019.
Dossiê: Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: história e projetos em disputa.
Saiba mais Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DE PRAZO: CHAMADA PARA NOVO NÚMERO DA REVISTA TRILHAS DA HISTÓRIA