Revista Completa

Autores

  • Luiz Carlos Bento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Henry Marcelo Martins da Silva Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Palavras-chave:

Revista, completa

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Bento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Três Lagoas. Possui graduação, mestrado (2006) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atua nas áreas de Teoria da História, Historiografia Brasileira, Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no curso de História de Três Lagoas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e república, atuando principalmente nos seguintes temas: história, historiografia, educação e poder. É coordenador do Grupo de pesquisas Teoria da História e História da Historiografia no Brasil da UFMS e autor de inúmeros artigos, capítulos e livros sobre Teoria, História da Historiografia, e Ensino de História. Também atua como pesquisador colaborador nos grupos de pesquisa Didática da História e Educação Histórica da UFG e Teoria da História da UNB

  • Henry Marcelo Martins da Silva, Universidade Federal de Mato Groso do Sul

    Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2009) em História pela mesma instituição. Foi professor no Ensino Médio e Ensino Superior na rede pública e privada no Estado de São Paulo, e atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde atua nos níveis de Graduação e Pós-Graduação em História, ministrando disciplinas e desenvolvendo pesquisas com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanização, Ferrovias e Imigração. Foi diretor da ANPUH, Seção MS, no biênio 2015-2016, e atualmente é Editor da Revista Fato & Versões (UFMS) e pesquisador líder do Grupo de Pesquisa História, Cultura e Sociedade (GPHCS/CNPq).

Referências

Foco e Escopo
A Revista foi pensada e elaborada com o objetivo de promover o debate acadêmico, tendo o propósito de enriquecer as pesquisas em andamento, tal como agregar produções de outros lugares, instituições e sujeitos. Com esse objetivo, esperamos alcançar, além de professores da universidade e da rede pública e privada de ensino, alunos graduandos de nosso curso e de outras universidades, tendo por intuito incentivar novas pesquisas e a busca por conhecimentos produzidos pela História e áreas afins. Se a proposta é interdisciplinar, disciplinas como a Filosofia, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Arqueologia, entre outras, encontrarão espaço para veicular as suas produções, desde que concernentes aos temas sugeridos pela Revista. A Revista se constitui de Dossiês; Artigos livres; Ensaios de Graduação; Resenhas e Fontes.

Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas externos (pares cega), selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático sob apreciação.

O convite ao avaliador conterá uma URL especial que levará os avaliadores diretamente à página de avaliação da submissão em questão (sendo necessário realizar o login para acessar outras páginas). Para garantir a segurança do processo ao usar esta opção, não é permitido ao editor alterar endereços de e-mail ou incluir destinatários de Cópias Carbono (CCs) ou Cópias Ocultas (BCCs) antes de enviar a mensagem aos avaliadores.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega exige-se dos autores atenção para possíveis formas de revelação da identidade autoral no manuscrito ou na gravação do arquivo.

Aos pareceristas é dado um prazo de 15 dias corridos para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por igual período, a pedido do parecerista.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e declarar-se não qualificados para a avaliação caso veja a necessidade.

Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer conforme as seguintes opções: 1 - Aceitar; 2 - Sugerir as correções obrigatórias; 3 - Submeter novamente para a avaliação; 4 - Rejeitar.

Em caso de avaliações díspares o manuscrito será encaminhado a terceiro avaliador.

Downloads

Publicado

2020-07-02