Gramsci e os anarquistas: diferentes respostas para um mesmo problema - a divisão social da educação

  • Gustavo Castanheira Borges de Oliveira

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo propor uma reflexão sobre a relação entre a educação e a divisão da sociedade em classes, operada pela divisão social do trabalho. A partir daí colocamos em foco duas perspectivas educacionais que propõem a superação da sociedade de classes: a anarquista, representada aqui por Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Bakunin; e a gramsciana, proposta por Antonio Gramsci. A partir das perspectivas educacionais proudhonianas, expressas em conceitos como “escola-oficina” e “educação politécnica”, chegaremos à principal formulação de Bakunin, no que se refere à questão educacional: “instrução integral”. Quanto aos escritos de Gramsci, nosso intento é analisar especificamente a sua ideia de “escola unitária”, elaborada como uma alternativa às escolas tradicionais italianas no período em que o autor escrevia. Por fim, buscaremos confluências e dissonâncias entre esses dois pensamentos, sempre atento a um ponto, que é comum tanto em Gramsci como nos anarquistas, e que será o foco do nosso texto: a divisão social do trabalho, da educação, da cultura, enfim, a divisão da sociedade em classes.

Biografia do Autor

Gustavo Castanheira Borges de Oliveira
Graduado em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Hisória da Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

BAKUNIN, Mikhail. A Instrução Integral. In: COELHO, Plínio (Org.). Mikhail Bakunin: Obras escolhidas. São Paulo, Hedra: 2015.

CODELLO, Francesco. A boa educação: experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Godwin a Neil. São Paulo, Imaginário: 2007.

FERRER I GUÀRDIA, Francesc. A Escola Moderna. Piracicaba, Ateneu Diego Giménez: 2010. Disponível em: < http://difusaolibertaria.files.wordpress.com/2012/ 11/adg-a-escola-moderna.pdf > Acesso em: 28/12/2016.

GALLO, Sílvio. Politecnia em educação: a contribuição anarquista. Pro-Posições, Campinas, vol. 4, n° 3, p. 34-46. 1993.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 12 (1932): Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In:______. Cadernos do cárcere. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 15 – 53.

KASSICK, Clovis Nicanor. A organização da escola libertária como local de formação de sujeitos singulares: um estudo sobre a Escola Paidéia. 2002. Tese. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

LIPIANSKY, Edmond Marc. A Pedagogia Libertária. São Paulo: Imaginário, 2007

WOODCOCK, George. História das idéias e movimentos anarquistas: a ideia. Porto Alegre: L&PM, 2007.

Publicado
2017-03-21
Edição
Seção
Artigos livres