ENTRE ATOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO ÁLBUM ESTUDANDO O PAGODE - NA OPERETA SEGREGAMULHER E AMOR (2005)

BETWEEN ACTS: A HISTORICAL ANALYSIS OF THE ALBUM ESTUDANDO O PAGODE - NA OPERETA SEGREGAMULHER E AMOR (2005)

Palavras-chave: Palavras-chave: Estudando o Pagode; Tom Zé; Gênero.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo entender qual a perspectiva histórica do músico baiano Tom Zé sobre as relações de gênero e o papel social da mulher através de seu álbum Estudando o Pagode - Na Opereta Segregamulher e Amor (2005). Este que é resultado de um projeto do músico que se propõe a estudar gêneros musicais, assim como nos álbuns Estudando o Samba (1976) e Estudando a Bossa (2008), no entanto, o álbum Estudando o Pagode vai além. Nele, Tom Zé faz uma discussão sobre o gênero musical pagode, as relações de gênero, o machismo, a segregação da mulher e liberdade sexual no Brasil através de uma opereta, teatro musicado. Foram selecionadas cinco canções do álbum para análise através da relação entre História e Música, e, também, linguística: Ave Dor Maria; Mulher Navio Negreiro; O Amor é Um Rock; Vibração da Carne e Beatles a Granel. Notou-se que Tom Zé faz uma discussão sobre o machismo estrutural remontando às raízes judaico-cristãs e greco-romanas de nossa formação nacional com o intuito de dialogar com os homens sobre a perpetuação do machismo e sua validade para sociedade brasileira. Nesse sentido, o presente trabalho tem por intuito contribuir com as pesquisas históricas culturais, sobretudo sobre a música brasileira. Para além de levantar um debate importante da sociedade que são as relações de gênero e como a mulher é diretamente atingida pelo machismo, que a subjuga e violenta seus corpos.

Biografia do Autor

Bárbara Falleiros, PPGHI UFU

Mestranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de
Uberlândia (PPGHI/UFU), bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científi co e
Tecnológico (CNPq). Graduada em Licenciatura em História (2022) pela Universidade Federal do
Triângulo Mineiro (UFTM). E-Mail: barbarafalleiros98@gmail.com.

Referências

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. (ARC) – 1969 – Almeida Revisada e Corrigida. Disponível em: www.nepe.wab.com.br/interlinear/?livro=66&chapter=22&verse=15. Acesso em: 06 de out. de 2022.
CADERNO DE MÚSICA. Caderno de Música fala sobre a Música Incidental. 2015. Disponível em: Caderno de Música fala sobre a Música Incidental | EBC Rádios. Acesso em: 06 de out. de 2022.
CASA DO SENHOR. Dicionário Bíblico Online. 2003 – 2021. Disponível em: https://www.casadosenhor.com.br/dicionario/. Acesso em: 06 de out. de 2022.
NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: IV Congresso la Rama latino-americana del IASPM. Cidade do México, 2002. Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/historia_artigos/2napolitano70_artigo.pdf. Acesso em: 06 de out. de 2022.
NERY, Emilia. A Imprensa Cantada de Tom Zé: Entre o Tropicalismo e uma linha evolutiva na MPB (1964-1999). Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2014, 274 p. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1333683. Acesso em: 06 de out. de 2022.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 1999.
PIMENTA, Heyk (org). Encontros/Tom Zé. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011.
SCARAMUZZO, Pietro. Tom Zé, o último tropicalista. Edições Sesc, São Paulo, 2020.
SOARES, Leilor Miranda. “Batiza esse neném”: mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé. Dissertação (Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020, 188 p. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10357696. Acesso em: 06 de out. de 2022.
Zé, Tom. Tropicalista Lenta Luta/Tom Zé. São Paulo: Publifolha, 2003.
Zé, Tom. Estudando o Pagode – Na Opereta SegregaMulher e Amor. Trama, 2005. Web. Disponível em: https://tomze.com.br/. Acesso em: 06 de out. de 2022.
Publicado
2023-01-27