REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADES FLUIDAS NA FORMAÇÃO DO CRISTIANISMO E OS DIÁLOGOS COM O UNIVERSO JUDAICO

REFLECTIONS ON FLUID IDENTITIES IN THE FORMATION OF CHRISTIANITY AND DIALOGUES WITH THE JEWISH UNIVERSE

Palavras-chave: Identidades fluidas, Cristianismo, Judaísmo

Resumo

O conceito de identidades fluidas, com espaços fluidos, porosos, nos quais identidades não podem ser claramente distintas, tem contribuído para que novos olhares sejam lançados sobre os objetos da antiguidade e medievo no espaço mediterrânico. A partir dessa noção, este trabalho tem por objetivo tecer reflexões gerais sobre aspectos relacionados aos primórdios do cristianismo, tratando da formação da identidade cristã nos primeiros séculos, no Império Romano e diálogos com o universo judaico e a fluidez identitária do período. Além disso, visa também problematizar um possível momento no qual ambas as crenças, judaica e cristã, podem, de fato, ser mais claramente separadas, demonstrando que, possivelmente, essa foi uma situação mais tardia, alocada no século IV.

Biografia do Autor

Nathany Andrea Wagenheimer Belmaia, UFPR

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná, licenciada em História pela Universidade Estadual de Maringá, Mestra em História Social e Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Durante a iniciação científica, teve experiência na área de Artes. No mestrado, trabalhou temáticas de religião e religiosidades, com ênfase na formação identitária da festividade da Páscoa na História Antiga e História Medieval, Cristianismo Primitivo, Monasticismo, Culto à deusa Eostre e Beda, o Venerável. No doutorado, pesquisou temáticas relacionadas ao monasticismo irlandês e inglês da Antiguidade Tardia e Alto Medievo a normatização do computus paschali na Britannia do século VII. Membro do Insulae, Grupo de Estudos das Ilhas Britânicas e Irlanda na Antiguidade e Medievo.

Referências

BELMAIA, N. A. W. Do Pessach à Pascha: ressignificação dos significantes da Páscoa judaica pela Páscoa cristã. Antíteses, Londrina, v. 10, n. 19, p. 543-564, 2017.
BROWN, Raymond E. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2004.
BUENO, F. S. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. Santos: Ed. Brasília, 1974. v. 1.
CARRIERI, Alexandre de Pádua [et al] Identidade nas Organizações: múltipla? fluida? Autônoma? O&S, v.15, n.45, abril/junho de 2008. pp.127-144.
EHRMAN, B. A Brief Introduction to the New Testament. Oxford: Oxford University
Press, 2008.
FREDRIKSEN, P. What “Parting of the Ways”? Jews, Gentiles, and the Ancient Mediterranean City. In: REED, A. Y.; BECKER, A. H. (org). The ways that never parted: Jews and Christians in Late Antiquity and the Eariy Middle Ages. Minneapolis: Fortress Press, 2007.
FUNARI, P.P.A. Identidades fluidas, in: NOGUEIRA, P. A. S.; FUNARI, P. P. A.; COLLINS, J. J. (Orgs.). Identidades fluídas no Judaísmo antigo e no Cristianismo primitivo. São Paulo: Annablume, 2010.
GOMES, J. F. Cristandade e Cristianismo Antigo. Revista Phoînix. Rio de Janeiro, 6: 2000, p.178-196.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1992.
IDENTIDADE. In: Dicionário Michaelis. Disponível em: . Acesso em: jun. de 2021.
IDENTIDADE. In: Oxford Languages Dictionary. Disponível em . Acesso em: 03 jun. de 2021.
JOSSA, Giorgio. Il cristianesimo antico. Dalle origini al Concilio di Nicea. Roma: La Nuova Italia Scientifica,1997.
KINZIG, Wolfram. ‘Non-Separation’: Closeness and Co-operation between Jews and Christians in the Fourth Century. Vigiliae Christianae, 45, n, 1, 1991.
KITZINGER, E. The Cult of Images in the Age before Iconoclasm. Dumbarton Oaks Papers. Trustees for Harvard University. Jstor. Vol. 8, 1954.
KOHLER, K. Ebionites. In: Jewish Encyclopedia, 1901. Disponível em . Acesso em jul. de 2020.
LAQUEUR, W. The Changing Face of Antisemitism: From Ancient Times To The Present Day. Oxford: University Press, 2006.
LEITE, E. Qual era o judaísmo de Paulo? Horizonte, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 85-97, dez. 2008.
LEVIEILS, Xavier. Contra Christianos: La critique sociale et religieuse du christianisme des origenes au concile de Nicée (45-325). Berlim: WDG, 2007.
MOURA, F. D. T. Espelhos de Ário: A reação ao arianismo nos escritos de Atanásio de Alexandria e Hilário de Poitiers (336-361). Tese de Doutorado. Universidade Federal de Goiás. Programa de Pós-Graduação em História. Goiânia, 2021.
NOGUEIRA, P. A. O judaísmo antigo e o cristianismo primitivo em nova perspectiva. In: NOGUEIRA, P. A. S.; FUNARI, P. P. A.; COLLINS, J. J. (orgs.). Identidades fluídas no Judaísmo antigo e no Cristianismo primitivo. São Paulo: Annablume, 2010.
PARRY, K., MELLING, D. (org). The Blackwell Dictionary of Eastern Christianity. Malden, MA: Blackwell Publishing, 1999.
RELIGION. In: Dicionário Etimológico. Disponível em: . Acesso em jul. de 2020.
SCHAFER, P. The Bar Kokhba War Reconsidered: New Perspectives on the Second Jewish Revolt Against Rome [S.l.]: Mohr Siebeck. 2003b.
SCHAFER, P. The History of the Jews in the Greco-Roman World: The Jews of Pa-lestine from Alexander the Great to the Arab. Conquest: Routledge, 2003.
SELLIN, E.; FOHRER, G. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Editora Acadêmica Cristã, 2007.
SELVATICI, M. As relações entre judeus palestinos e o poder romano sécs. I a.C.- I d.C. In: História Militar do Mundo Antigo, vol. 3. São Paulo: Annablume, 2012.
SELVATICI, M. Identidades religiosas no mundo romano: O caso de judeus e cris-tãos na Ásia Menor dos séculos I e II d.C. Antíteses, v. 8, n. 16, p.50-70, jul./dez. 2015.
SILVA, Gilvan Ventura. Construindo fronteiras religiosas em Antioquia: as homilias “Adversus Iudaeos” de João Crisóstomo e a fixação da identidade cristã. In: TACLA, A. B.; MENDES, N. M.; CARDOSO, C. F. S.; LIMA, A. C. C. (org.). Uma trajetória na Grécia Antiga: homenagem à Neyde Theml. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.
SOARES, A. G. O processo de canonização da Bíblia hebraica: sua história, crité-rios, consequências. Dissertação (Mestrado em Letras) – Departamento de Letras Orientais, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.



Fontes:

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
Publicado
2023-08-17