JESUS DE NAZARÉ, CRISTIANISMOS ANTIGOS E LIVROS DIDÁTICOS: REVISITANDO UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

JESUS OF NAZARETH, EARLY CHRISTIANITIES AND TEXTBOOKS: REVISITING A NECESSARY DISCUSSION

Palavras-chave: Cristianismos antigos, Livros didáticos de História, Jesus de Nazaré

Resumo

Nas três últimas décadas, constatamos, no Brasil, o significativo crescimento das pesquisas sobre o Jesus histórico. Isso se deve às iniciativas de Gabriele Cornelli (UNB), André Leonardo Chevitarese (UFRJ) e Pedro Paulo Funari (UNICAMP). Tais investigações conduziram-nos à análise das abordagens históricas em torno da figura de Jesus de Nazaré e dos cristianismos antigos, presentes nos livros didáticos de História. No interior dessa análise, contrastaremos as correntes historiográficas que se ocupam do Jesus histórico e a narrativa histórica escolar com a finalidade de inquirir abordagens historiográficas e tendências discursivas em circulação no ambiente escolar.  Para isso, utilizaremos os LDs de História mais vendidos pelas editoras no Brasil, conforme os dados fornecidos pelo MEC (Ministério da Educação), a saber: Araribá, mais história; Estudar história: das origens do homem à era digital; História Sociedade & Cidadania e Vontade de saber história.

Biografia do Autor

José Petrucio de Farias Júnior, Universidade Federal do Piauí

Graduado em História (UNESP/Franca), Pedagogia (UFSJ) e Letras (UNIUBE). Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca). Pós-Doutor em Educação (UFU). Professor de História Antiga e Medieval da Universidade Federal do Piauí. Docente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (UFPI). Líder do Laboratório de História Antiga e Medieval (LABHAM/UFPI) e do História e Culturas Religiosas (HISCURE).

Veronica Lima de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). Especialista em História do Brasil pela Faculdade Metropolitana de Teresina. Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CMPP). É membro dos grupos de pesquisa: Laboratório de História Antiga e Medieval (LABHAM) e História, Cultura e Religiosidade (HCR). Desenvolve pesquisas em História Medieval, História Oriental, História do Brasil e Ensino de História, com ênfase nos cristianismos tardo-antigos.

Referências

FONTES
ALCORÃO. Tradução e notas de Mansour Challita. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, 2000.
BARRETO, Anna; BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar história: das origens do homem à era digital. 3. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e revisitada. SP: Paulus, 2002.
BOULOS, Alfredo. História sociedade e cidadania. 4. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila; PELLEGRINI, Marco. Vontade de saber: história. 1. Ed. – São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
FERNANDES, Ana Claudia. Araribá mais história. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.


REFERÊNCIAS
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
CARVALHO, Verônica Lima. A construção das narrativas cristãs nos livros didáticos de História. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, 2022.
CERRI, L. F. Ensino de História e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. RJ: Editora FGV: 2011.
CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G. e SELVATICI, M. Jesus de Nazaré: uma outra história. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2006.
CHEVITARESE, A. L.; FUNARI, P. P. Jesus Histórico: Uma Brevíssima Introdução. Rio de Janeiro: Kliné, 2016.
CHEVITARESE, A. L. Jesus de Nazaré: o que a história tema dizer sobre ele. RJ: Menocchio, 2022.

CIAMBARELA, Alessandra. “Nem sempre oque parece é”: cultura histórica, memórias e representações das esquerdas e da ditadura militar na televisão nacional. In: MAGALHÃES, Marcelo (Org.). Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. RJ: Editora FGV, 2014.
CROSSAN, John Dominic; REED, Jonathan L. Jesús desenterrado. Espanha: Editorial Crítica, 2007.
FARIAS JUNIOR, José Petrúcio de. História Antiga: trajetórias, abordagens e metodologias de ensino. Uberlândia: Navegando, 2020.
FERNANDES, Ana Claudia. Araribá mais história. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.
GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de História. SP: Papirus, 2012.
KOSELLECK, Reinhardt. Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC/RJ, 2006, p. 41-60.
MEIER, J. P. Un Judío Marginal: Nueva visión del Jesús histórico. Spain: Ed. Verbo Divino, 1997.
NASCIMENTO, W. B. Cristianismos na Antiguidade e Livros Didáticos: Um Manual Pedagógico Como Proposta ao Ensino de História Voltado ao Professor (a) do Ensino Médio. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado – História, Ensino e Narrativas), Universidade Estadual do Maranhão, 2018.
RÜSEN, Jörn. História Viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora UNB, 2001.
SOUZA, F. H. S. O processo de formação do cânone neotestamentário. In: FARIA NETO, F. P; CAVALCANTI, J. B. Cristianismos e judaísmos antigos: interações culturais na bacia mediterrânica. RJ: Kliné, 2021.
Publicado
2023-08-17