HISTÓRIA CIENTÍFICA E HISTÓRIA SAGRADA NOS COMPÊNDIOS DE JOÃO MARIA DA GAMA BERQUÓ: A ESCRITA DA HISTÓRIA ANTIGA ESCOLAR ENTRE 1887 E 1889

SCIENTIFIC HISTORY AND SACRED HISTORY IN THE TEXTBOOKS OF JOÃO MARIA DA GAMA BERQUÓ: THE WRITING OF ANCIENT SCHOOL HISTORY BETWEEN 1887 AND 1889

Palavras-chave: História Antiga escolar, Compêndios escolares de História, João Maria da Gama Berquó

Resumo

A presente investigação se debruça sobre o momento exato em que, na educação secundária brasileira, a narrativa da História Sagrada, tradicional e vigente de longa data, passa a conviver com a proposta de nova inteligibilidade de passado, pautada em descobertas científicas que alargam a noção de tempo e concomitantemente põe em xeque a primazia da tradição judaico-cristã. Entre 1887 e 1889 João Maria da Gama Berquó, professor do Imperial Colégio de Pedro II, publica dois compêndios que abordam o tema. No primeiro deles, a narrativa centra-se apenas na fundamentação científica, ao passo que no subsequente, ocorre a acomodação entre as duas inteligibilidades. Além de analisar a escrita da história escolar nos compêndios, será apresentado um mapeamento da circulação das obras, bem como uma análise histórica da biografia do autor, procedimentos com os quais se espera demonstrar como tal complexa indissociabilidade não resulta em um processo linear, sendo a escrita da História Antiga escolar, antes disso, um campo em disputa.

Biografia do Autor

Luís Ernesto Barnabé, UENP

Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual Paulista (2002), mestrado (2006) e doutorado (2019) em História pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná com atuação no curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Lecionou por oito anos na educação básica pública e privada. Atuou em projetos de formação docente como PIBID e PARFOR. Possui interesse em estudos relativos à História Antiga e Ensino de História e na interlocução entre estes dois temas, bem como cultura escolar e Relações Étnico Raciais. Membro do GTHA-ANPUH.

Katiely Galerani, UENP

Graduada em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora de História na Pré-escola Jean Piaget (Jacarezinho - PR). Graduanda em Geografia pela FAEL.

Referências

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Publicado
2023-08-17