AS RELAÇÕES DO TEOCENTRISMO COM O ANTISSEMITISMO A PARTIR DA CULTURA VISUAL MEDIEVAL: O VITRAL DA PAIXÃO TIPOLÓGICA NA CATEDRAL DE NOTRE-DAME DE CHARTRES

THE RELATIONSHIPS BETWEEN THEOCENTRISM AND ANTISEMITISM FROM THE MEDIEVAL VISUAL CULTURE: THE TYPICAL PASSION STAINED-GLASS IN THE CHARTRES CATHEDRAL

Palavras-chave: cultura visual, antissemitismo, Notre-Dame de Chartres

Resumo

Este artigo propõe um percurso didático-pedagógico que se orienta pela análise da iconografia presente no vitral da Paixão Tipológica de Jesus, datado do século XIII e integrante da catedral de Notre-Dame de Chartres na França.

O objetivo é explorar um conjunto de imagens medievais enquanto fontes históricas para a condução de uma ação investigativa dos discentes da Educação Básica no Ensino Médio sob orientação dos docentes no intuito de desenvolverem a análise crítica do antissemitismo presente no cristianismo medieval e a partir disso, elaborar algumas hipóteses sobre como a cultura visual medieval trazia no seu interior diversas referências que tinham o intuito de silenciar e apagar a identidade e religião judaicas.

Biografia do Autor

Elias Feitosa de Amorim Junior, Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne)

Doutorando em História da Arte pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo. Pesquisador associado à UNESP-Assis através do Projeto de Pesquisa apoiado pela FAPESP: "Instrução e conversão no mundo dos exempla: Pilares da moral cristã?, processo n. 2023/00377-9. Professor orientador do curso de extensão na Plataforma EaD Claretiano. Foi professor no IGPDE - Cursinho da Poli, lecionando História, História da Arte, Filosofia e Sociologia. Autor de materiais didáticos pa Ensino Médio e Pré-vestibular pelo Cursinho da Poli e do Almanaque do Estudante - Online Editora. Autor de artigos de História da Arte para o Portal InfoEscola. Responsável pela elaboração de questões relacionadas aos exames vestibulares (Fuvest, Unicamp, Unesp e ENEM), revisão e editoração de materiais didáticos para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Consultor Freelancer de materiais didáticos para História da Arte e Arquitetura para a Universidade La Salle e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) para a elaboração de materiais da Disciplina de Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação.

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Antissemitismo, Imperialismo, Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ASLAN, Reza. Zelota: a vida e a época de Jesus de Nazaré. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2013.
BASCHET, Jérôme. L’iconographie médiévale. Paris: Éditons Gallimard, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CHEVITARESE, André L. “Evangelho de Judas: uma Luz no Fim de uma Antiga História Sombria?” in FUNARI, Pedro P.; SILVA, Glaydson J; MARTINS, Adilton L. (ORGs.). História antiga: contribuições brasileiras. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2008.

DEREMBLE, Colette. “Corpus Vitrearum France” Les vitraux narratifs de la cathédrale de Chartres. Paris: Le Léopard d'Or, 1993,vol. II,
DEREMBLE, Colette et DEREMBLE, Jean-Paul. Vitraux de Chartres. Paris: Éditions Zodiaque, 2003.
EHRMAN, Bart D. Como Jesus se tornou Deus. São Paulo: Leya, 2014.

FALBEL, Nachman. Heresias medievais. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999, p.45. Coleção Khronos, vol.09.
FELDMAN, Sérgio A. O conflito entre a Igreja e a Sinagoga no período tardo-antigo e medieval. Vitória: UFES/Secretaria de Ensino à Distância, 2016.

MARCZYK, Marta Bernadete Frolini de Aguiar. A interpretação tipológica da Bíblia e seus reflexos na representação do povo judeu. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

MANE, Perrine. Dress in the Middle Ages, Yale University Press, 1997.
Publicado
2023-08-17