CRISTIANISMOS E USOS DO PASSADO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS EXISTÊNCIAS LGBTQIA+ EM DUAS DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS COMPARADAS

CHRISTIANITY AND USES OF THE PAST: CONSIDERATIONS ON LGBTQIA+ EXISTENCES IN TWO COMPARED RELIGIOUS DENOMINATIONS

Palavras-chave: Existências LGBTQIA, Experiências religiosas, Cristianismos

Resumo

Pretendemos aqui, a partir da análise das relações entre gênero, sexualidade e religião, comparar concepções de duas instituições religiosas cristãs: a Igreja Contemporânea (IC) e a Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), especialmente a partir da atuação de suas principais lideranças, respectivamente, o pastor Marcos Gladstone e o pastor Silas Malafaia. Em ambas as realidades, os usos do passado são mobilizados tomando por base a referência que cada uma, a seu modo, faz da Bíblia e dentre múltiplas percepções da pluralidade do que é se autodenominar “cristão”. Temos como um de nossos objetivos principais investigar os usos políticos em torno das concepções e do tratamento concernente às existências LGBTQIA+ nas duas denominações, bem como a capilaridade que tais posturas alcançam na sociedade do Brasil contemporâneo. Dessa forma, a partir dessa problemática específica, a investigação acerca das hierarquias de poder e produção de legitimidade nos referidos espaços também perpassa essa análise.

Biografia do Autor

Daniel Brasil Justi, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História. Pesquisador da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História, coordenando os laboratórios: (i) Laboratório de História e Arqueologia: as memórias e materialidades do tempo; (ii) Laboratório de Teoria, Metodologia e Prática do Ensino de História. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Laboratório de História das Experiências Religiosas do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Doutorado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Doutorado em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Estudos de Novo Testamento pela Faculdade Batista de Teologia-RJ. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista de Teologia-RJ. Tem experiência na área de História, com ênfase em educação e ensino de história, teoria e epistemologia da história, história antiga e história das religiões.

Maria de Lourdes de Lucena Sartor, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É doutoranda em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPPGHC - UFRJ). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGECC-UERJ). Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e do Brasil, tendo desenvolvido trabalhos nas áreas de História Social do Futebol, e Revolução e Guerra Civil Espanhola, esta última com ênfase em questões de gênero. Também atuou e desenvolveu pesquisas na área da Educação, com ênfase na alfabetização de pessoas jovens e adultas e desigualdades no acesso ao ensino superior.

Referências

BARBO, D. Eros político – Entre os gregos antigos, as relações homoeróticas eram marcadas por um sentido hierárquico. In: Dossiê Homossexualidades: da perseguição à luta por igualdade. Revista da Biblioteca Nacional, ano 10, n. 119, 2015.
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CHUVA, Luiza. O Plano de Poder da Igreja Universal do Reino de Deus: Estratégias Territoriais de Expansão Neopentecostal no Brasil. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2019.
GLADSTONE, Marcos. Amor entre iguais em 10 lições. Rio de Janeiro: sem editora, 2016.
GLADSTONE, Marcos. A bíblia sem preconceitos. Rio de Janeiro: sem editora, 2015.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, Carlo. História noturna: decifrando o sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GOMES, Verônica. As leis da Intolerância. In: Dossiê Homossexualidades: da perseguição à luta por igualdade. Revista da Biblioteca Nacional, ano 10, n. 119, 2015.
HAUPT, H. G. O lento surgimento de uma História Comparada. In: BOUTIER, J.: JULIA, D. Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ /Editora FGV, 1998. p. 205-216.
MALAFAIA, Silas. O cristão e a sexualidade. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2007.
MALAFAIA, Silas. Vencendo as tentações. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2007.
MALAFAIA, Silas. Vínculos do amor. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2012.
PEREIRA, Matheus Mazzilli. Políticas para LGBTI+ no governo federal: ascensão e queda. In: NEXO JORNAL LTDA. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/linha-do-tempo/2022/Pol%C3%ADticas-para-LGBTI-no-governo-federal-ascens%C3%A3o-e-queda. Acessado em 29/07/2022. Edição de 19/04/2022.
RODRIGUES, Julian. Damares e o desmonte LGBTI. In: A Terra é Redonda. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/damares-e-o-desmonte-lgbti/#_ednref7. Acessado em 28/09/2021. Edição de 15/01/2021.
ROSE, Robert. Debate tema: Homossexualismo com Pastor Silas Malafaia e Marcos Gladstone da Igreja Contem. Youtube, 2009.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7GdSDA7QlDU&t=871s Acesso em 29/07/2021.
SAGOT, Montserrat. ¿Un paso adelante y dos atrás? La tortuosa marcha del movimiento feminista en la era del neointegrismo y del "fascismo social" en Centroamerica. In: CAROSIO, Alba (org.). Feminismo y cambio social en America Latina y el Caribe. Buenos Aires: CLACSO, 2012. p. 75-100.
SCOTT, Joan Wallach. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. In: Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, no 2, jul./dez. 1995, pp. 71-99.
VERAS, Elias Ferreira. PEDRO, Joana Maria. Viver e lutar – Surgimento da Aids realimentou preconceitos contra os homossexuais, mas fez nascer uma nova militância no 15 país. In: Dossiê Homossexualidades: da perseguição à luta por igualdade. Revista da Biblioteca Nacional, ano 10, n. 119, 2015.
WEISS DE JESUS, Fátima. A cruz e o arco-íris: refletindo sobre gênero e sexualidade a partir de uma “Igreja inclusiva” no Brasil. In: Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 12, n. 12, out. 2010, pp. 131-146.
Publicado
2023-08-17