A TRAJETÓRIA DO POVO HEBREU CONTADA PELOS LIVROS DIDÁTICOS: SUSTENTANDO UMA HISTÓRIA INVENTADA

THE TRAJECTORY OF THE HEBREW PEOPLE TELLED BY DIDACTICAL BOOKS: SUPPORTING AN INVENTED HISTORY

Palavras-chave: Livros didáticos, Antigo Israel, Tradições inventadas, Ensino de História

Resumo

Para muitas crianças e adolescentes, o contato com a história da sociedade hebraica ocorre em dois momentos distintos: na sala de aula através da leitura do livro didático adotado por sua unidade de ensino e/ou nos cultos religiosos. Considerando a desconstrução, pela crítica bíblica, da história do antigo Israel, este trabalho avalia diferentes livros didáticos e conclui que os avanços da historiografia, no diálogo com a arqueologia, não alcançaram as salas de aula. 

Biografia do Autor

Juliana Batista Cavalcanti, Laboratório de História das Experiências Religiosas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em Arqueologia. Atua como divulgadora científica nas redes sociais (Instagram e YouTube) desde 2020. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos cristianismos, estudos paulinos e estudos de gênero e cristianismo.

Lair Amaro dos Santos Faria, SEEDUC

Lair Amaro dos Santos Faria é Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História (IH) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atuou como tutor presencial no curso de Licenciatura em História (EAD) no Consórcio CEDERJ/UNIRIO entre 2010 e 2014 ministrando as disciplinas História e Documento e Historiografia Contemporânea. Foi indicado ao PRÊMIO CAPES DE TESE em 2017. Profissionalmente, desenvolve e aplica no Ensino de História atividades que envolvem criação de jogos, produção de filmes e animações, elaboração de histórias em quadrinhos e outros materiais didáticos.

Referências

I. Livros didáticos

ALVES, A., OLIVEIRA, L. F. Conexões com a história. São Paulo: Moderna, 2013.

AZEVEDO, G., SERIACOPI, R. História em movimento. Vol. 1. São Paulo: Ática, 2013.

BRAICK, P. R., MOTA, M. B. Das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2013.

CAMPOS, F., CLARO, R. Oficina de história: volume 1. São Paulo: Leya, 2013.

MORENO, J. C., GOMES, S. V. Memória das origens. Curitiba: Positivo, 2010. (História: cultura e sociedade; v.1)

NAPOLITANO, M., VILLAÇA, M. História para o ensino médio: volume 1. São Paulo: Saraiva, 2013.

PELLEGRINI, M., DIAS, A. M., GRINBERG, K. Novo olhar História: 1. São Paulo: FTC, 2013.

VAZ, V. (coord.). Ser Protagonista. São Paulo: Editora SM.



II. Trabalhos específicos

FINKELSTEIN, I., SILBERMAN, N. A. The Bible unearthed. Archaeology’s new vision of Ancient Israel and the origin of its sacred texts. New York: Touchstone, 2002.

HENDEL, R. Remembering Abraham: culture, memory, and history in the Hebrew Bible. Oxford: Oxford University Press, 2005.

KNOHL, I. “Axial transformations within Ancient Israelite priesthood”. In: ARNASON, J. P., EISENSTADT, S. N., WITTROCK, B. (ed.). Axial civilizations and world history. Leiden: Brill, 2005.

LEITE, E. Pentateuco: uma introdução. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

LIVERANI, M. Para além da Bíblia: História antiga de Israel. São Paulo: Paulus; Loyola, 2008.
Publicado
2023-08-17