A DITADURA MILITAR E O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL: ENTRE DILEMAS E CAMINHOS

THE MILITARY DICTATORSHIP AND THE TEACHING OF REGIONAL AND LOCAL HISTORY: BETWEEN DILEMMAS AND PATHS

Palavras-chave: Golpe de 1964, Autoritarismo no Brasil, Possibilidades para o ensino de história

Resumo

O artigo discute os desafios e possibilidades para o ensino de história regional e local, no que tange ao tema da ditadura militar no Brasil. Reconhece as dificuldades que permeiam o ensino de tão delicado tema, que muitas polêmicas ainda suscita na sociedade brasileira, em um contexto atual, em que a educação é marcada por censuras e perseguições a docentes. No entanto, frisa a necessidade de se trabalhar esse tema em sala de aula e levanta um rol de possibilidades para superar os principais desafios que se colocam ao trabalho docente. Entre eles estão a abertura de espaço na grade curricular para o ensino de história regional e local, a construção de material didático – geralmente indisponível sobre o tema nos recortes espaciais enunciados –, dentre outros. Para tornar a proposta ainda mais clara, apresenta-se o estado da Bahia e o Oeste do Paraná como possibilidades para esse ensino, no intuito de oferecer aos/às docentes uma espécie de guia de trabalho. Como objetivo central, busca-se por meio do ensino de história regional e local a superação da concepção de que não houve repressão e autoritarismo do regime militar fora dos grandes centros da região Sudeste do Brasil.

Biografia do Autor

Ary Albuquerque Cavalcanti Junior, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro da Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia: panorama de pesquisa, diálogos e intercâmbio (REPAMFEH); do Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (LEGHI/UFGD) CÁTEDRA UNESCO; do grupo de estudos e pesquisa em História e Memória Geracional e Trajetórias Sociogeracionais (GHEMPE/UESB) e do grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenador do projeto de pesquisa: “Ditadura militar no Brasil: representações, sociedade e ensino de história” (UFMT).

Jiani Fernando Langaro, Universidade Federal de Goiás

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e Pós-doutorando em História pela Università Ca’Foscari Venezia. Professor adjunto da Faculdade de História e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História – PPGH e do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA da Universidade Federal de Goiás – UFG.

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Publicado
2024-01-13