O Portal de Ferro da Modernidade: A Segunda Estação Rodoviária de Londrina-PR (1946-1986)
Resumo
Resumo: No contexto urbano do denominado Centro Histórico e Comercial da cidade de Londrina (PR), coexiste uma série de edificações de caráter histórico. E entre eles, nosso objeto. Idealizado, projetado e construído entre os anos de 1946 a 1950, o edifício que hoje abriga a instituição do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, foi construído com o intuito de ser a nova Estação Ferroviária de uma recém fundada cidade em rápido processo de expansão urbana. Na década de 1980, deixa a funcionalidade de Estação para se constituir como sede para o Museu Histórico. Mesmo após a reforma efetivada para esta mudança de funcionalização, o edifício ainda se constitui como distinção em meio ao seu atual contexto citadino por meio de sua forma arquitetônica eclética. Vivenciadas nessa projeção eclética se mesclam várias linguagens arquitetônicas, e entre elas a chamada Arquitetura do Ferro, na qual está focado este artigo. Para tanto, analisaremos alguns elementos constituintes desta construção, com enfoque nos elementos caraterísticos da Arquitetura do Ferro.
Palavras-chave:Estação Ferroviária; Arquitetura do Ferro; Ecletismo.
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