A conjuntura da invasão aliada no Dia D sob a perspectiva das tropas aerotransportadas

Flavio Rafael Mendes Campos

Resumo


A invasão aerotransportada no Dia D (Operação Overlord) em 6 de junho de 1944 na Normandia, foi uma das maiores empreitadas operacionais ocorridas na Segunda Guerra Mundial. Mais que uma vanguarda logística e tática, essa operação era de vital importância na conjuntura e nos processos de relações político-sociais entre os aliados ocidentais e o mundo socialista soviético. Tanto a Europa ocupada e o povo que sofria com as políticas nazistas, quanto Stalin e a U.R.S.S precisavam imediatamente de uma abertura de uma segunda frente de combate na Europa, pois com isso a Alemanha Nazista ficaria rechaçada entre duas frentes, e assim, seu eventual declínio seria possível. Caso a operação aerotransportada não tivesse êxito seria um fiasco para os aliados e uma catástrofe a mais para carregar, por outro lado sem ela, as tropas aliadas que chegariam as praias poderiam ser vencidas devido aos reforços alemães constantes que iam de encontro a elas. Assim essa operação não era só de alto risco, mas era também vital para o sucesso. Analisando o ocorrido através de uma gama diversificada de autores podemos compreender melhor os fatos que muitas vezes são complexos ou uniformes dependendo da historiografia analisada.


Texto completo:

PDF

Referências


AMBROSE. Stephen E. O dia D, 6 de junho de 1944: a batalha culminante da Segunda Grande Guerra. Rio de Janeiro – RJ. Bertrand Brasil Ltda. 2007.

BEEVOR. Antony. Dia D: A Batalha pela Normandia. Rio de Janeiro – RJ. Record Ltda. 2010.

CAWTHORNE. Nigel. Dia D – Amanhecer de Heróis. O Heroico desembarque na Normandia. São Paulo – SP. M. Books do Brasil Editora Ltda. 2012.

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos – O Breve Século XX, 1914 – 1991. São Paulo – SP: Ed. Companhia das Letras. 2001.

JORDAN. David. História da 2ª Guerra Mundial – A maior e mais importante guerra de todos os tempos. São Paulo – SP. M. Books do Brasil Editora Ltda. 2011.

LEWIN, Ronald. Churchill, o lorde da guerra. Rio de Janeiro – RJ: Ed. Biblioteca do exército. 1979.

RYAN, Cornelius. O mais longo dos dias. Porto Alegre – RS. L&PM Editores. 2004.

Charcos com Vida. O que é um Charco? Disponível em: http://www.charcoscomvida.org/charcos/o-que-e-um-charco; Acesso em: 20/12/2016.

Revista Operacional. Mapa ilustrativo sobre os desembarques na Normandia. Disponível em: http://www.revistaoperacional.com.br/wp-content/uploads/2015/06/mapa-desembarco-normandia.jpg; Acesso em: 10/12/2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 Qualis B-4

    

Resultado de imagem para latinrev