Miguel Hidalgo: um homem e seus significados

  • Rebeca Capozzi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

Resumo

O presente trabalho analisa dois murais pintados no século XX, no México. Estes são o Mural de Jose Clemente Orozco, de Miguel Hidalgo, chamado Independencia (1937) que se encontra no atual Palácio do Governo do México e o Retábulo de la Independência (1960-1961), pintado por Juan O'Gorman, que está no Museu Nacional de História "Castillo de Chapultepec". Os dois murais são compostos de elementos múltiplos e trazem diversas referências histórico-culturais mexicanas, e têm o intuito de representar e rememorar a figura de Miguel Hidalgo, além de resgatar uma memória nacional sobre o México. O trabalho apreende de que maneira a imagem de Miguel Hidalgo pode ter sido apropriada e ressignificada nestes murais Mexicanos do Palácio do Governo e no Museu Nacional de História do México como um resgate da memória do México para uma reconstrução de memórias nacionais. Analisa-se a partir da interpretação das fontes; e para embasar teoricamente o trabalho, seguiremos os conceitos centrais de “ressignificação” de Libermann, junto de “apropriação” e “representação” de Roger Chartier. Ademais, usaremos a metodologia de análise iconográfica de Erwin Panofsky.

 

Biografia do Autor

Rebeca Capozzi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.
Graduação em História em andamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC-SP), campus Monte Alegre. Possui interesse pela História do Brasil Colonial, História intelectual ,História Cultural, Cultura Letrada e Literatura de Viagem. Tem horizontes baseados nas produções dos clérigos dos séculos XVII e XVIII, desta forma focando nas representações do Novo Mundo e do Brasil.Ademais, também  tenho interesse nas produções sobre nas identidades da América Latina, Viajantes Naturalistas do século XVIII e XIX e medicina colonial.

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Publicado
2018-07-07
Seção
Ensaios de Graduação