Do início da República até os anos 30: como traçar o perfil do ensino de História?

  • Matheus Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este texto tem como objetivo ratificar a importância de pluralizar as narrativas sobre a história do ensino de História no período entre 1889 e 1930. Para isso, foram relacionadas as obras “Ensino de História: fundamentos e métodos”; “História & ensino de História”; “História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização”; “Educação anarquista no Brasil: contexto histórico-social” e  “História do Ensino de História no Brasil” dentro do recorte temporal proposto, por serem referências à história do ensino de História. Com isso, foi possível perceber que as três primeiras abordam este recorde de maneira uniforme e, além de concentrarem suas análises no eixo Rio-São Paulo, não abordam as diversas possibilidades pelas quais é possível caracterizar o ensino de história no início da República. Entende-se, então, que as duas últimas obras mencionadas conferem um caráter plural quando postos em relação às três sínteses expostas inicialmente, pois ratificam a existência de uma disputa em torno da história ensinada, bem como a existência de uma diversidade de concepções teóricas e metodológicas.

Biografia do Autor

Matheus Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Aluno de graduação em História (Licenciatura/UFRN), membro do Grupo de Pesquisa Espaços, Poder e Práticas Sociais (Linha II - História e Espaços do Ensino. Coordenação: Prof.ª Dr.ª Margarida Maria Dias de Oliveira) e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFRN).

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Publicado
2018-07-06
Seção
Ensaios de Graduação