Inquietações sobre educação e gênero

  • Ana Maria Colling UFGD

Resumo

Os eventos políticos da atualidade demonstram os avanços no combate à desigualdade de gênero no mundo todo. Mulheres estão à frente na política, em cargos públicos, tem direito de acesso em todos os cargos e empregos, mas, apesar do destaque político, as conquistas são lentas e a hierarquização entre os sexos  continua.   Por este motivo a escola vem sendo convocada a debater a questão de gênero num caráter emergencial e urgente. Além de pautar nos currículos de graduação a questão de gênero, nos cursos de formação continuada de professoras/es esta questão deve estar presente obrigatoriamente. Para além do avanço das leis,  necessárias sem dúvida alguma,  também é urgente mudanças na cultura instalada.  Para isso o espaço da escola enquanto processo educativo é fundamental.  Se ela foi eficiente em  produzir hierarquias e sujeições entre os  sexos, pode   colaborar na produção de  relações igualitárias e democráticas. 

Biografia do Autor

Ana Maria Colling, UFGD

Doutora em História

Professora Visitante Nacional Senior (PVNS) Capes na UFGD junto ao Programa de Pós-graduação em História

 

Publicado
2015-07-03
Edição
Seção
Dossiê