As estratégias do uso do Gênero no ensino de História: narrativa histórica e formação de professoras.

  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato UFMS/CPTL

Resumo

O presente artigo versa sobre os usos e as concepções de gênero nas estratégias de ensino de história, em que são analisados as formas e narrativas históricas no trabalho com gênero na aula de histótia. Escolheu-se analisar as concepções e utilizações pelas professoras, para fundamentar as narrativas históricas pelo prisma das noções de gênero. A análise parte da fundamentação realizada  na prática de ensino de História, em que as abordagens acerca da Educação Histórica são inseridas, com a produção e sentido na História.  Isso porque, a utilização de diferentes recursos e fontes históricas sobre as questões de gênero e a prática das professoras pode contribuir para a fundamentação do ensino de história crítico, reflexivo em que se vislumbrem as diferenças, alteridade, diversidade de gênero.

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Fontes:

Entrevista com professora Mila Rezende, dezembro de 2014.

Publicado
2015-07-03
Edição
Seção
Dossiê