As relações de gênero no interior da escola: significados e atribuições nas brincadeiras infantis[1]
Resumo
Resumo:
A partir do pressuposto que o desenvolvimento dos “papéis” de gênero e a construção da identidade são socialmente construídos e aprendidos desde o nascimento. E acreditando que é com base nas relações sociais e culturais que as crianças começam a atribuir significados ao feminino e ao masculino, o presente artigo trata de uma experiência de pesquisa e intervenção realizada nas aulas da disciplina História, trabalhando o conteúdo “identidade”, com crianças entre 06 a 08 anos de idade cursando o 1º ano do Ensino Fundamental. A proposta foi analisar os significados que essas crianças atribuem às relações de gênero e como estas relações são estabelecidas durante a realização de atividades mais lúdicas como jogos e brincadeiras. Considerando a escola como um espaço importante na produção e reprodução de normas sociais, bem como na inferência na construção de sujeitos, buscamos a partir da metodologia da Educação história, mapear e refletir sobre as concepções das crianças em torno das relações de gênero, com o intuito de articular discussões que pudessem abordar a questão da construção de gênero, afirmar o respeito às diferenças e combater ao sexismo no cotidiano escolar.
Palavras chaves: Brincadeiras; Gênero; Identidade.
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