Trajetórias de professoras: Histórias de vida e marcas de gênero
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar, sob a perspectiva dos estudos de gênero, as trajetórias de professoras que lecionaram no ensino primário entre os anos 1950 e 1980 na região de Irati, Paraná. A partir das histórias de vida dessas professoras é possível perceber de que forma as relações entre gênero e docência são construídas; em torno de uma percepção específica acerca do feminino, na perspectiva delas, que foram influentes e determinantes na vida pessoal e na prática docente. A docência é entendida, nesse sentido, como um ofício feminino envolto em discursos que apontam para uma ‘missão’ e ‘dom’ naturalizados acerca dos papéis das mulheres na sociedade. Como metodologia propomos o trabalho com história oral, o que contribui para desvendar trajetórias silenciadas de algumas professoras que lecionaram no interior do Paraná, que numa vida árdua em meio a diversos desdobramentos e desafios, guardam lembranças e silêncios dando conta da subjetividade do fazer e do ser educadora. Buscou-se problematizar a feminização docente construída historicamente e que permanece ainda no presente pelas relações de poder.
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