Da fotografia e dos corpos: A desconstrução e as relações de gênero no ato de fotografar nos manifestos políticos do jovem Jürgen Klauke

  • Ana Carolina Eiras Coelho Soares Universidade Federal de Goiás
  • Tomaz Castrillon de Figueiredo Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho procura uma reflexão teórica acerca da função da fotografia em si na sociedade contemporânea e as suas interfaces com as relações de gênero, bem como da essência do ato de fotografar, centrando-se na possibilidade da reconstrução das imagens reais – coisas e corpos – a partir da encenação pelas imagens. Como ponto de discussão utilizamos a obra do Fotógrafo Jürgen Klauke onde, como ator do movimento feminista – com reflexões características do movimento feminista europeu da década de 70 –   teria usado destes modelos de construção e encenação para construir um corpo que não mais pertence aos corpos admitidos, por assim dizer, na realidade, mas que tornam a idéia possível na medida em que abrem a possibilidade em um universo simbólico. A respeito da visão de si mesmo, bem como da própria visão do mundo, muitos autores identificaram uma nova forma de lidar com imagens e com o mundo a partir da reprodução técnica de imagens. 

Biografia do Autor

Ana Carolina Eiras Coelho Soares, Universidade Federal de Goiás
Bolsista Pós-Doc do PPGAS/UNB FAPEG/CAPES; Prof.ª Adjunta do Programa de Pós-Graduação em História/Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás; Coordenadora do GT regional de Gênero - Seção Goiás e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero/FH-UFG/CNPq.
Tomaz Castrillon de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás
Músico. Graduando em História. Ex-bolsista PIVIC.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo. In: ___. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinícios Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. p. 57 – 73.

BECKER, Andreas. Walter Benjamins Begriff de >Optische-Unbewussten< und die Experimente mit der filmischen Zeitdehnung. In: KREUZER, Stefanie. Experimente in den Künsten – Transmediale Erkundungen in Literatur, Theater, Film, Musik und bildender kunst. München Universitätt: Transcript. 2012.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense. 1985.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta – Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2002.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade volume I. São Paulo: Graal 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro. Vozes, 2011.

KÜHN, Sabrina. Jürgen Klaukes Self Performance. In http://www.ruhr-uni-bochum.de /genderstudies/kulturundgeschlecht/pdf/Kuehn.pdf

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n.45, 2003, p. 11-36.

NEVES, Maria Eduarda Dias. Sobre o Auto-retrato – fotografia e modos de subjetivação (tese de doutoramento). Uned. 2012.

SONTAG, Susan. Regarding the Pain of Others. USA: Picador. 2003.

SONTAG, Susan. On Photography. USA: Picador. 2001.

SCOTT, Joan W. Gender and the Politics of History. Revised Edition. New York: Columbia University Press, 1999.

Publicado
2015-07-03
Edição
Seção
Dossiê